Sabendo da importância da participação das comunidades impactadas pelas barragens no processo de restauração da região que representantes das comunidades atingidas, movimentos sociais e o Ministério Público do Estado (MP-MG) se reuniram para uma audiência pública na quinta-feira (09).
A audiência ocorreu na Comissão de Administração Pública do Legislativo, na Assembleia de Minas Gerais (ALMG), onde a deputada Beatriz Cerqueira (PT) solicitou uma reunião que contou com a presença dos moradores atingidos da comunidade Vieiras de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A reunião teve como foco o Plano de Emergência da Barragem Serra Azul da ArcelorMittal.
A audiência pública ainda incluiu a participação de pessoas atingidas pela comunidade de Gesteira de Barra Longa (Zona da Mata) em decorrência do rompimento da barragem da Samarco Fundão, em Mariana (Região Central). Em ambos os casos, a participação popular teria permitido alcançar a compensação dos casos apresentados.
Cerca de cem famílias foram retiradas de suas casas e sofreram diversas perdas. Deste então, a comunidade tem sido mobilizada com o envolvimento do setor público e assistência técnica independente, o que garantiu a assinatura do acordo.