Início Cidades & Mineradoras Brumadinho: Corpo de Bombeiros encontra ossos de vítimas após 6 anos da...

Brumadinho: Corpo de Bombeiros encontra ossos de vítimas após 6 anos da tragédia

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil - A tragédia de Brumadinho, que ocorreu em 25 de janeiro de 2019, causou a morte de 270 pessoas, e das quais três ainda permanecem desaparecidas

 

Neste 2025 se completaram seis anos do trágico rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. E o Corpo de Bombeiros segue incansavelmente na busca por vítimas ainda não encontradas.

Na manhã de quinta-feira (6), equipes de resgate localizadas em áreas de difícil acesso encontraram “vários segmentos de interesse”, identificados pela Polícia Civil como “segmentos corpóreos, supostamente humanos”. Esses fragmentos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte para exames mais detalhados.

A tragédia, que ocorreu em 25 de janeiro de 2019, causou a morte de 270 pessoas, e das quais três ainda permanecem desaparecidas. As vítimas não localizadas são Maria de Lurdes da Costa Bueno, Nathália de Oliveira Porto Araújo e Tiago Tadeu Mendes da Silva, cujos nomes permanecem gravados na memória de um país abalado pela perda.

A busca continua, com a esperança de que, finalmente, esses corpos possam ser encontrados e devolvidos às famílias para um último ato de dignidade.

Buscas pelas vítimas de Brumadinho

As operações de resgate em Brumadinho agora contam com o auxílio de estações de busca, que processam o material encontrado por máquinas e fazem a separação dos fragmentos maiores dos menores.

Além disso, desde o final de 2023, o uso de inteligência artificial tem aprimorado a análise dos materiais recolhidos, permitindo uma inspeção visual mais precisa. Os bombeiros, com treinamento especializado, têm sido fundamentais na inspeção minuciosa de tudo o que passa pelas esteiras de processamento.

Em 2024, 20 segmentos humanos foram localizados e encaminhados para a Polícia Civil, avançando um pouco mais na busca, mas sem ainda resolver completamente o sofrimento das famílias afetadas.

A busca continua, incansável, com a esperança de que todos os desaparecidos possam ser encontrados e suas famílias finalmente recebam algum tipo de alívio após tantos anos de espera.

Sair da versão mobile