Início Cidades & Mineradoras Barragem que ameaçava distrito de Nova Lima deve ser descaracterizada pela Vale...

Barragem que ameaçava distrito de Nova Lima deve ser descaracterizada pela Vale em 2024

Fotos: Divulgação - Descaracterização de estrutura localizada na Mina Mar Azul será feita três anos antes do previsto; Mineradora diz que avanço de obras melhorou estabilidade da barragem e não há mais ameaças a Macacos 

 

Recentemente a mineradora Vale anunciou que as obras de descaracterização da barragem B3/B4, localizada na Mina Mar Azul, em Nova Lima (MG), serão concluídas em 2024, três anos antes do prazo previsto inicialmente. As intervenções se encontram em estado avançado, com mais de 88% do material do reservatório da estrutura, nas imediações do distrito de Macacos, já removido.

A mineradora prevê que as obras sejam concluídas no segundo semestre do ano que vem. As intervenções ainda incluem estabilização do terreno natural remanescente, implantação de sistemas de drenagem e revegetação da área.

“O bom desempenho dos equipamentos operados remotamente, assim como a melhoria das condições de drenagem interna feita no reservatório da barragem, permitiram a remoção do rejeito com maior velocidade do que o previsto anteriormente. Os aprendizados serão replicados nas demais estruturas em processo de eliminação”, resume a empresa.

Em outubro deste ano, o avanço do processo de descaracterização também proporcionou a melhora das condições de estabilidade da estrutura e viabilizou a redução do nível de emergência de 2 para 1 pela Agência Nacional de Mineração(ANM).

Descaracterização da barragem

Conforme informou a mineradora, o trabalho de remoção de rejeitos da B3/B4 vem sendo realizado integralmente por equipamentos operados de forma remota. A tecnologia, desenvolvida pela mineradora em parceria com fornecedores, permite que os operadores trabalhem fora da área de risco. A operação procede em um ambiente seguro e estruturado pela empresa a cerca de 15 quilômetros da barragem, enquanto os caminhões e escavadeiras fazem a remoção de material.

Sem Titulo 12 2
Mineradora dispõe de Centro de Tecnologia que permite operação remota de máquinas

Ainda de acordo com a Vale, o rejeito retirado do reservatório da B3/B4 está sendo depositado na cava 7 da Mina Mar Azul e na cava da Mina da Mutuca, ambas também de propriedade da mineradora, em Nova Lima. “Toda a disposição de rejeitos é realizada em conformidade com a legislação e licenças aplicáveis, além de receber fiscalização dos órgãos reguladores”, diz a mineradora, em nota.

Segurança em Macacos

A eliminação da barragem B3/B4 significará a volta da normalidade no distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como “Macacos”. Na região, famílias precisaram deixar suas casas em 2019 após o aumento do nível de emergência da estrutura.

Em dezembro de 2022, a empresa firmou acordo no valor de R$ 500 milhões para ações de reparação no distrito, tendo como foco transferência de renda, requalificação do comércio e turismo e fortalecimento do serviço público municipal, além de demandas das comunidades atingidas. O acordo foi firmado em audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com a participação do Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado, Município de Nova Lima e Ministério Público Federal.

Sair da versão mobile