Início Cidades & Mineradoras Barragem da Vale inativa desde 1986 em Nova Lima passa a ser...

Barragem da Vale inativa desde 1986 em Nova Lima passa a ser classificada como estável

Foto: Divulgação - Estrututra abriga em torno de 1 milhão m³ de rejeitos e foi construída pelo método de alteamento por linha de centro; Comunidades do entorno da barragem passaram por simulado de ermergência nesta semana

 

 A mineradora Vale anunciou nesta quinta-feira (28) que mais uma de suas barragens teve o nível de emergência retirado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Trata-se da barragem de Peneirinha, localizada na mina Horizontes, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG).

Conforme divulgado pela mineradora, a estrutura obteve a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) atestando a sua segurança no último dia 21 de março. Peneirinha foi a 12ª barragem da empresa a deixar o nível de emergência nos últimos dois anos.

Ainda segundo a Vale, das 19 que ainda mantêm algum nível de emergência, todas as que recebiam rejeitos estão inativas. Além disso, todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização. A mineradora diz, ainda, monitorar permanentemente as barragens, desenvolvendo ações contínuas para aprimorar a segurança nos locais.

A barragem de Peneirinha

A barragem Peneirinha contém em torno de 1 milhão m³ de rejeitos e foi construída pelo método de alteamento por linha de centro, de acordo com a empresa. A Vale informou que a estrutura está inativa desde 1986 e que não recebe mais rejeitos.

A mineradora ainda esclareceu que a barragem passou por investigações geotécnicas e ensaios de laboratório que confirmaram as condições de segurança e estabilidade, viabilizando a retirada de nível de emergência e a obtenção da DCE.

Ainda conforme divulgado pela Vale, as ações foram devidamente comunicadas aos órgãos competentes, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas e nas legislações vigentes.

“A melhora nas condições de segurança das estruturas da Vale reflete esse esforço e a implementação das melhores práticas de gestão de estruturas geotécnicas, incluindo as previstas no Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês)”, explica o Diretor Global de Geotecnia da Vale, Geraldo Paes.

Simulado de emergência

Na tarde dessa quarta-feira (27), a mineradora realizou, junto com as Defesas Civis Municipais de Nova Lima, Itabirito e Rio Acima, um simulado prático de emergência com a população que mora ou transita nas proximidades da barragem de Peneirinha e de várias outras estruturas da região.

A atividade preventiva atendeu a requisitos legais, como o objetivo de reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores que residem nesta área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa, sobre como agir em uma suposta situação real de emergência. A participação nos simulados é facultativa e um direito da população previsto em lei, inserido no PAEBM.

Sair da versão mobile