Desde o início da produção em 2016, a ArcelorMittal atingiu pela primeira vez a marca de produção de chapas de aço de 3 milhões de toneladas de aço na Siderúrgica do Pecém, no Ceará, ao longo de 2023.
A ArcelorMittal Pecém também bateu recorde de autossuficiência em geração de energia no ano passado. Em dezembro, a geração média de energia das usinas termelétricas foi de 164,3 MW, e a geração de pico foi de 193 MW, o melhor desempenho dos últimos 19 meses. Em comparação com 2022, o aumento médio é de 14,4 MW.
O excedente de energia elétrica produzida pela ArcelorMittal Persim é vendido ao Sistema Interligado Nacional (SIN) para abastecer residências, hospitais e outros tipos de instituições em todo o Brasil. 95% do gás siderúrgico é reaproveitado para obtenção de energia limpa.
Unidade da ArcelorMittal também manteve o controle ambiental
Também obteve os melhores resultados em controle ambiental. As emissões foram reduzidas em 8% (já menos da metade do que a legislação permite) – na siderúrgica – com o aumento da eficiência do consumo de combustível nos altos-fornos (onde é produzido o ferro-gusa) e com a utilização de mais sucata (produtos reciclados).
As exportações também superaram o desempenho dos anos anteriores. Um total de 2.974.252 toneladas foram transportadas por 81 navios. O recorde foi estabelecido em 30 de dezembro.