Um grupo de 113 moradores da região do Sistema Minas-Rio acaba de alcançar uma nova etapa profissional. Eles concluíram, em março, os cursos de capacitações profissionalizantes oferecidos por meio de uma parceria entre a Anglo American e o Senai. As formações foram voltadas para áreas técnicas de alta demanda, como manutenção e operação de equipamentos industriais, e fazem parte da estratégia de valorização da mão de obra local.
As turmas, compostas por 60 mulheres e 53 homens, participaram de aulas presenciais ao longo de 2024 e início de 2025, nas seguintes especializações: Eletricista de Manutenção, Mecânico(a) de Equipamentos Móveis de Superfície, Mecânico(a) de Máquinas Industriais e Operador(a) Mantenedor(a).
Capacitação da Anglo American com foco em inclusão e desenvolvimento regional

O programa da Anglo American foi direcionado às comunidades anfitriãs do Sistema Minas-Rio e tem como objetivo fortalecer o mercado de trabalho local, ampliar as oportunidades de emprego e reduzir a necessidade de contratação externa. A iniciativa também se destaca por promover a equidade de gênero em um setor tradicionalmente masculino, com uma expressiva participação feminina entre os formandos.
Com a entrega dos certificados, os 113 formandos agora estão mais preparados para atuar em setores estratégicos da indústria, contribuindo não apenas para suas próprias trajetórias profissionais, mas também para o crescimento da região.