A movimentação nas rodovias de Minas Gerais já começou a ganhar força nesta quinta-feira (17), véspera do feriado da Páscoa. O fluxo mais intenso foi registrado logo pela manhã na BR-381, principal ligação entre Belo Horizonte e o Espírito Santo, especialmente na altura da Vila da Luz, região Nordeste da capital.
Já no sentido São Paulo, a rodovia Fernão Dias apresenta tráfego carregado entre os quilômetros 481 (Contagem) e 483 (Betim), de acordo com a concessionária responsável pela via. Um acidente registrado ainda na madrugada no km 723,5, em Carmo da Cachoeira, também no sentido SP, causou interdição parcial e gerou filas na região.
Rodovias federais e estaduais têm trechos com obras e interdições
A expectativa é de que mais de 250 mil veículos circulem pelo trecho da BR-040 entre Minas Gerais e Goiás ao longo do feriado prolongado, segundo a concessionária Via Cristais. O movimento elevado deve seguir até segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, com maior concentração em trechos que levam a cidades turísticas.
Obras seguem impactando o trânsito em diferentes regiões do estado. Na BR-262, em Martins Soares, dois trechos (km 12,5 e km 15) permanecem parcialmente fechados desde o dia 8 de janeiro, devido ao afundamento da pista no sentido Espírito Santo. Já na BR-365, a ponte sobre o Rio das Velhas, em Várzea da Palma, continua com restrição de circulação até o término do reforço estrutural. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta que há sinalização no local, além de operações de pesagem para veículos de carga.
Nas rodovias estaduais, o cenário também exige atenção. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), pelo menos sete estradas estão totalmente interditadas, incluindo trechos das CMG-265, LMG-850, MG-414, LMG-655, MG-430 e AMG-900. Outras 50 vias seguem com circulação em meia pista, com atualizações em tempo real disponibilizadas pelo Governo do Estado.
O feriado prolongado deve exigir paciência dos motoristas e atenção redobrada quanto às condições das estradas, principalmente em regiões afetadas por obras ou com histórico de tráfego elevado.