Governo cria grupo de trabalho para combater crimes que prejudicam serviços públicos e privados

Publicado em

 

Por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Governo de Minas criou um grupo de trabalho para atuar em parceria com grandes empresas no combate crimes que prejudicam a prestação de serviços públicos e privados à população. O objetivo é desenvolver estratégias preventivas e operações para coibir crimes como furtos de água, energia, fios de cobre e equipamentos de telecomunicação.

Uma das iniciativas desse grupo foi I Seminário Integrado de Combate a Crimes de Infraestrutura de Energia, Saneamento e Telecomunicações, realizado nessa quarta-feira (7), em Belo Horizonte, com a participação de cerca de 150 pessoas entre representantes da Sejusp, Polícia MilitarPolícia Civil e Ministério Público. Também participaram grandes empresas, como CemigCopasa, TIM, Vivo, Oi, Claro e Algar, além de membros do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis).

O subsecretário de Integração da Segurança Pública, Christian Vianna, destaca que o encontro foi fundamental para consolidar a cooperação entre os diferentes atores envolvidos na temática. Para ele, o seminário possibilitou que todos passem a trabalhar de forma mais coordenada para enfrentar a criminalidade.

“No passado, tínhamos várias tratativas com essas empresas de forma separada. Agora, estamos reunindo todos os atores em um grupo de trabalho para uma atuação conjunta. O seminário foi a pedra fundamental para o lançamento desse projeto de cooperação entre as prestadoras de serviços e as forças de segurança, com o apoio dos demais entes do Estado e dos municípios, diz Vianna.

Sem Titulo 1 2
Foto: Bernado Carneiro/ Sejusop – Grupo de trabalho foi formado com apoio de grandes empresas, durante seminário sobre o tema

População penalizada por crimes

Representando o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o promotor de Justiça Marcos Miranda destacou a importância de fortalecer a rede de colaboração e reforçou que os furtos não afetam apenas as concessionárias, mas também os cidadãos, já que as perdas acabam sendo repassadas nas tarifas dos serviços. Ele lembrou, também, que os crimes muitas vezes ocorrem de forma dispersa, alimentando uma rede criminosa mais ampla.

“As tarifas que custeiam esses serviços levam em consideração as perdas, e o aumento será suportado por todos os consumidores. Não se trata apenas da perda patrimonial de cinquenta metros de fio de cobre, por exemplo”, enfatizou.

Já o diretor de Relacionamento com o Cliente e Regulação da Copasa, Clyson Sousa, esclareceu que os serviços públicos são interdependentes, cujo trabalho conjunto é essencial para garantir o funcionamento adequado: “Para o fornecimento de água, precisamos da telefonia e da energia – principalmente em um estado com o relevo de Minas Gerais, onde a água precisa ser bombeada. E uma ação incorreta, seja em áreas ocupadas ou furtos qualificados, afeta toda a coletividade”. As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios