Desde abril, a gestão mineira realizou uma série de ações para fortalecer a segurança das unidades e proteger a comunidade escolar para evitar a violência por meio do Fluxo de Medidas para a Segurança Escolar.
Dando continuidade às ações já realizadas, o Ministério da Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG), em conjunto com o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar (Nipe), desenvolveu um “Processo de Medidas Seguras nas Escolas”.
O documento fornece orientações de forma simplificada sobre o que os administradores escolares devem fazer quando se trata de situações que envolvam postagens violentas e ameaçadoras em redes sociais, pichações com mensagens de ódio ou extremistas em espaços escolares, sinais de violência planejada e muito mais.
Saiba mais sobre o Fluxo de Medidas para a Segurança Escolar
O Fluxo de Medidas para a Segurança Escolar inclui ainda o 190, o telefone de emergência da Polícia Militar (PMMG), que deve ser acionado caso necessário, e outras áreas que precisam ser contatadas imediatamente, como o departamento de planejamento, além de a Superintendência Regional de Educação responsável pelas escolas Além do SRE, a Diretoria Regional de Operações da PMMG (P3) também pode ser contatada via WhatsApp.
O documento foi enviado às 47 agências regionais de ensino (SREs) e será encaminhado às escolas da rede estadual e às instituições municipais e privadas de todo o estado.
As informações, elaboradas em conjunto pela SEE e pelo Núcleo Interinstitucional de Proteção às Escolas (Nipe), serão afixadas nas salas dos professores, diretores e no ambiente administrativo de todas as unidades da Rede Nacional de Ensino.