O Serviço Voluntário de Resgate, conhecido como SEVOR, é uma instituição sem fins lucrativos fundada nos anos 2000 por um grupo de escoteiros da cidade de João Monlevade, em Minas Gerais.
O SEVOR nasceu com o objetivo de oferecer cuidados e proporcionar conforto às vítimas de acidentes rodoviários. As recorrentes tragédias registradas na BR-381 e BR-362 foram a maior motivação para o trabalho dos voluntários.
Além da atuação em atendimento pré-hospitalar, o SEVOR também promove campanhas e palestras de conscientização sobre acidentes, primeiros socorros, direção defensiva e outros temas importantes para a segurança nas rodovias. Para a instituição, o principal propósito é “Salvar Vidas” e a equipe conta com mais de 100 voluntários capacitados para a sua respectiva área de atuação. De acordo com o site oficial da SEVOR, cerca de 27 mil ocorrências foram atendidas em 21 anos de história.
Os recursos financeiros e materiais do grupo SEVOR são obtidos a partir do apoio e da doação de pessoas e empresas privadas localizadas em Minas Gerais e em todo o Brasil.