A batalha judicial sobre o tombamento da Serra do Curral abrirá um novo capítulo nesta terça-feira (21 de novembro), em uma audiência pública marcada para as 8h no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).
De um lado estão os defensores que lutam pela proteção imediata e completa da região. Do outro está a mineradora Tamisa Company, que espera adquirir direitos minerários na área.
A audiência contará com a presença de especialistas ambientais, autoridades e representantes da sociedade civil que fornecerão informações técnicas, políticas e econômicas sobre as a região.
Um dos documentos que precisam ser discutidos é o tombamento, que aguarda avaliação do Conselho Nacional do Patrimônio Cultural (CONEP) desde agosto deste ano.
Defensores da Serra do Curral diz que mineradora quer destruir a região
Os defensores da listagem da Serra do Curral usarão a agenda de audiências públicas para manifestar os direitos da região. O objetivo do movimento #TiraOPéDaMinhaSerra é ocupar as cadeiras do auditório em defesa do território.
“Não aceitaremos que seja retirado nem um centímetro da área a ser tombada. Nossa impressão é que há uma pressão para que o tombamento ocorra retirando do perímetro a área que a Tamisa quer destruir para minerar”, diz o convite ao ato.
Audiência pública: tombamento da Serra do Curral e direitos minerários da Tamisa
- Quando: 21 de novembro, terça-feira, às 8h
- Onde: sede do TJMG (av. Afonso Pena, nº 4.001, térreo, Bairro Serra – Auditório do Tribunal Pleno)
- Entrada: livre até lotação do auditório.