Início Meio Ambiente Timóteo é um dos municípios com o ar mais poluído do Brasil

Timóteo é um dos municípios com o ar mais poluído do Brasil

No contexto nacional, o nível de MP 2,5 na atmosfera é mais do que o dobro do recomendado, colocando o Brasil na 83ª posição entre os países mais poluídos

Imagem: Pixabay - Timóteo é um dos municípios com o ar mais poluído do Brasil

 

A cidade de Timóteo, localizada no Vale do Aço, figura entre os municípios com o ar mais poluído do Brasil, segundo o relatório World Air Quality de 2023, elaborado pela IQAir, empresa suíça especializada em tecnologia de qualidade do ar e proteção contra poluentes.

De acordo com o relatório, Timóteo apresenta um nível de material particulado MP 10,1, duas a três vezes superior ao parâmetro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja as outras cidades, além de Timóteo, com ar mais poluído do país

Nesta lista, o município de Xapuri, no Acre, foi identificado como a cidade brasileira com o pior índice de poluição, seguida por Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Outras cidades paulistas, como Guarulhos, Rio Claro e Cubatão, também estão entre as mais afetadas, com índices de qualidade do ar de três a cinco vezes piores do que o recomendado pela OMS.

E os número continuam altos na região norte do Brasil, Manaus, a capital do Amazonas, registrou uma significativa piora na qualidade do ar entre 2021 e 2023, de acordo com o relatório. A concentração de materiais particulados com diâmetro de até 2,5 micrômetros (MP 2,5) na atmosfera de Manaus ultrapassa em mais de três vezes o limite estabelecido pela OMS.

Entre as cidades analisadas, apenas Fortaleza conseguiu manter-se dentro dos parâmetros estabelecidos pela OMS.

Brasil está na 83ª posição entre os países mais poluídos

No contexto nacional, o nível de MP 2,5 na atmosfera é mais do que o dobro do recomendado, colocando o Brasil na 83ª posição entre os países mais poluídos. No entanto, esse número representa uma queda em relação aos primeiros registros do World Air Quality. Em 2018, por exemplo, a presença desses materiais na atmosfera era mais do que o triplo.

Os materiais particulados estão associados a mortes e doenças relacionadas a problemas cardíacos e pulmonares. De acordo com a OMS, o MP 2,5 é um dos principais poluentes que impactam negativamente na saúde humana.

Sair da versão mobile