Início Meio Ambiente Parque Estadual do Itacolomi fechará para reformas a partir de 1º de...

Parque Estadual do Itacolomi fechará para reformas a partir de 1º de janeiro

Foto: Evandro Rodney / Divulgação - Obras de infraestrutura serão realizadas por meio de recursos arrecadados com a mineração em Mariana e Ouro Preto, cidades sede do parque

 

Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou nesta terça-feira (26) que o Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios mineradores de Ouro Preto e Mariana, fechará temporariamente para visitação a partir de 1º de janeiro de 2024. O motivo é a realização de reparos nas vias de acesso e reformas de algumas instalações

De acordo com o órgão, passarão por reforma o centro de visitantes, portaria, credenciamento, alojamentos, escritório, Museu do Chá, toda a área de camping, oficina e almoxarifado. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim de 2024.

A gerente da Unidade de Conservação (UC), Maria Lúcia Coimbra Cristo, explica que os recursos para a reforma são provenientes da compensação minerária. Também serão feitos reparos nas vias de acesso ao parque, que ficaram comprometidas devido às fortes chuvas na região.

Atualmente, encontra-se em elaboração o projeto para equacionamento definitivo de acesso à UC, decisão que segue orientações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

Em visita técnica ao parque, as instituições alertaram para a necessidade de adoção de medidas que garantam a segurança dos usuários e funcionários.

Concessão do parque

O Itacolomi é uma das unidades de conservação cujo serviços foram concedidos à iniciativa privada pelos próximos 30 anos. A empresa ficará responsável pelo gerenciamento do uso de atividades de ecoturismo e visitação, além dos serviços de gestão, operação e manutenção dos atrativos. A empresa vencedora da concessão assumirá a atuação após a conclusão das obras. Saiba mais

A concessionária será responsável pela aplicação dos recursos para modernização e implantação de infraestruturas, como centro de visitantes, quiosques, mirantes e restaurantes. Os recursos serão direcionados, ainda, a ações de preservação ambiental, desenvolvimento turístico e dinamização das economias locais.

Em contrapartida, a empresa poderá obter receitas advindas de atividades como cobrança de ingresso, alimentação, comércio e serviços turísticos, incluindo atividades de turismo de aventura. As informações são da Agência Minas. Clique para conhecer mais detalhes do Parque do Itacolomi.

Sair da versão mobile