A Rússia anunciou na quinta-feira (21) que vai impor restrições temporárias às exportações de gasolina e diesel para estabilizar o mercado interno.
O governo não especificou como as restrições seriam implementadas. O Ministério da Energia da Rússia disse separadamente que bloquearia as exportações não autorizadas de combustível para motores.
Medida para as restrições de exportações de gasolina tem a ver com escassez interna
A Rússia tem enfrentado escassez de gasolina e diesel nos últimos meses, com os preços grossistas dos combustíveis a subir devido aos preços globais mais elevados do petróleo e a um rublo mais fraco.
A Rússia tem há muito tempo uma política de limitar os preços de retalho dos combustíveis, numa tentativa de os manter alinhados com a inflação oficial.
“As restrições temporárias ajudarão a saturar o mercado de combustíveis, reduzindo assim os preços para os consumidores”, afirmou o governo num comunicado.
“Anteriormente, para estabilizar a situação do mercado de combustíveis, o governo aumentou a quantidade obrigatória de fornecimento de gasolina e diesel às bolsas de mercadorias. Também foi estabelecido o monitoramento rotineiro da aquisição de combustíveis para atender às necessidades dos produtores agrícolas, com ajustes imediatos nas quantidades”, acrescentou.