Início História e Tradição História e Tradição: Serro – a cidade do queijo

História e Tradição: Serro – a cidade do queijo

Foto: John Brandão - Serro: programação da Festa do Queijo inclui uma variedade de atividades gastronômicas e culturais, como feira de queijos, cozinha-show e muito mais

Localizada na região central de Minas Gerais, o município de Serro é reconhecido por sua beleza e riqueza histórica. Leia a matéria abaixo e saiba mais sobre a história e tradição da famosa “Terra do queijo”.

O arraial que deu origem ao município de Serro surgiu em 1701. Em 2023, a cidade comemora 321 anos de sua “descoberta”. Segundo o IBGE (2021), a cidade possui 20.915 habitantes. Serro possui uma forte religiosidade e é marcada por diversas tradições mineiras, como a produção artesanal de queijos e a arquitetura colonial preservada.

Economia

O PIB de Serro é de cerca de R$272 milhões de reais. As principais atividades econômicas da cidade são, prestação de serviços, administração pública, agropecuária e indústria, respectivamente.

A mineração é uma possibilidade de atividade econômica no município. A mineradora Anglo American opera em um local muito próximo à cidade. Recentemente, a empresa Céu Aberto Mineração iniciou um projeto de exploração de minério de ferro na região. O projeto é de pequeno porte e possui capacidade produtiva de 300 mil toneladas por ano. Inicialmente, a iniciativa enfrentou grande resistência por parte dos moradores, os quais temiam os danos que poderiam ser causados pela atividade na região.

Turismo

Serro é um destino que atrai turistas do Brasil e do mundo. O conjunto arquitetônico da cidade foi tombado como patrimônio histórico material pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além das antigas construções coloniais e igrejas históricas, Milho Verde, distrito da cidade, possui uma grande riqueza natural como cachoeiras e paisagens. Confira 5 lugares imperdíveis para conhecer em Serro.

Cachoeira do Tempo Perdido

A Cachoeira do Tempo Perdido foi apelidada de Praia de Água doce. Localizada na Comunidade de Capivari, a cachoeira possui uma queda de, aproximadamente, 25 metros de altura.

Cachoeira do Tempo Perdido Ronan Soares
Cachoeira do Tempo Perdido. Foto: Ronan Soares
Centro Histórico

Além das ruas e casas encantadoras, no centrinho de Serro existem vários pontos que chamam a atenção dos turistas. A Capela de Santa Rita fica localizada no ponto mais alto do centro e possui uma linda vista da cidade e das serras que a cercam. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição também é uma parada obrigatória para quem aprecia igrejas históricas.

Imagem: Reprodução | Viajali
Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Imagem: Reprodução | Wikipedia
Vila Fantasma

Localizada na Serra do Carola, a Vila Fantasma é uma área repleta de casebres do século XX que se encontram abandonados. De acordo com a tradição, a vila foi construída ao redor de um Santuário dedicado à Nossa Senhora das Dores.

Vila Fantasma. Foto: Marcos Tomas Cernadas
Trem-Ruá Grife do Queijo

O local preserva a tradição da produção artesanal de queijos. Lá, é possível degustar queijos artesanais premiados no Brasil e no mundo e apreciar a riqueza gastronômica dos queijos produzidos na cidade.

Trem-Ruá Grife dos queijos. Imagem: Reprodução | Instagram
Serra dos Santos

A Serra dos Santos é um espaço de preservação ambiental Cercada por montanhas e cachoeiras. A serra conta com várias formações rochosas de uma beleza singular.

Serra dos Santos. Imagem: Raul Lisboa
Festa de 321 anos

Em celebração ao aniversário de 321 anos da descoberta e aos 309 anos de Elevação à Vila, a prefeitura Municipal de Serro preparou uma programação de comemoração. Confira no banner abaixo.

Imagem: Reprodução | Instagram – Prefeitura Municipal.

 

 

 

Sair da versão mobile