Início História e Tradição História e Tradição: Catas Altas

História e Tradição: Catas Altas

Imagem: reprodução | redes sociais

Localizada no interior de Minas Gerais, Catas Altas possui uma enorme riqueza histórica e natural. Leia a matéria a seguir e conheça um pouco mais sobre a história e tradição do município.

De acordo com o censo demográfico realizado pelo IBGE em 2021, o município de Catas Altas possui 5.465 habitantes. Sua história teve início no final do século XVII, por volta do ano de 1694, quando exploradores descobriram as minas de ouro presentes na região. De acordo com a tradição popular, o arraial que deu início a Catas Altas foi fundado em 1703. Na época, a palavra “catas” significava “garimpo”. Desse modo, o nome “catas altas” faz referência ao garimpo das minas de ouro localizadas no alto da serra. O município já pertenceu à Santa Bárbara e foi emancipado politicamente em dezembro de 1995 pela lei n° 12.030.

Turismo

Catas Altas é uma das cidades de destaque no turismo mineiro. Rodeado pela Serra do Caraça, o centro histórico do século XVIII foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural e possui várias construções históricas.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do século XIII possui obras de Aleijadinho, Ataíde e Francisco Vieira Servas. Considerada uma das mais belas igrejas de Minas Gerais, a obra representa religiosidade do município.

n s conceicao
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Foto: reprodução | prefeitura municipal

A Capela de Santa Quitéria também é datada da segunda metade do século XVIII. A capela foi construída no alto de uma colina por Paulo de Araújo de Aguiar, com adesão da comunidade no ano de 1728.

Capela de Santa Quitéria. Foto: reprodução | prefeitura municipal

A capela do Senhor do Bonfim foi construída por escravos em meados de 1786. Localizada no distrito do Morro D’Água Quente, a obra possui estilo barroco e é estruturada em barro e pedra.

Capela de Senhor do Bonfim. Foto: reprodução | prefeitura municipal

Além da riqueza histórica, Catas Altas tem um enorme potencial ecoturístico. Os principais atrativos são as cachoeiras e o Bicame de Pedra.

Aqueduto Bicame de Pedra. Foto: reprodução | prefeitura municipal
Cachoeira da Santa. Foto: reprodução | prefeitura municipal
Catas Altas e Mineração

As principais atividades econômicas do município são o turismo e a mineração. A extração e o beneficiamento do minério de ferro correspondem a 55% do PIB de Catas Altas. Embora a atividade mineradora tenha grande importância socioeconômica, existe uma forte mobilização social contra a mineração no município em função dos riscos e impactos ambientais causados pela atividade. Atualmente, as principais mineradoras que operam na região são a Ônix Mineração e a Valemix.

 

Sair da versão mobile