Início Geral Vale assina acordo com H2 Green Steel para desenvolver minério capaz de...

Vale assina acordo com H2 Green Steel para desenvolver minério capaz de reduzir poluentes

Foto: Divulgação - Estudos de hubs industriais visam contribuir para a descabonização global e o desenvolvimento de uma nova indústria voltada para ações sustentáveis

 

A mineradora Vale e a produtora de aço verde H2 Green Steel assinaram um acordo para estudarem em conjunto o desenvolvimento de hubs industriais no Brasil e na América do Norte. Nesses complexos industriais, a H2 Green Steel pretende fabricar produtos da cadeia siderúrgica de baixo carbono, como hidrogênio verde e ”hot briquetted iron” (HBI), tendo como insumos briquetes de minério de ferro produzidos pela Vale e eletricidade de fontes renováveis para suprir a produção de hidrogênio verde.

De acordo com a Vale, o acordo estabelece uma parceria no Brasil com um produtor de ferro e aço verdes que está na “vanguarda da descarbonização global”, enquanto fomenta a indústria de baixo carbono e estimula a cadeia do hidrogênio verde no país. ”Com essa parceria, a Vale dá seus primeiros passos no mercado de hidrogênio verde”, afirma o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo. ”A iniciativa reforça o papel da Vale como indutora da ’neoindustrialização’ do Brasil, que será baseada na indústria de baixa emissão de carbono, cumprindo sua vocação de âncora do desenvolvimento regional, como sempre fez ao longo de sua história.”

Com o desenvolvimento dos hubs, a empresa esperar construir e operar plantas de briquete, que alimentarão reatores de redução direta para a produção de HBI (conhecido em português como ferro-esponja) e outros metálicos. O número de hubs que serão construídos, sua localização e capacidade de produção serão definidos após os estudos de viabilidade a serem desenvolvidos em conjunto pelas duas empresas.

A H2 Green Steel

Fundada em 2020, a sueca A H2 Green Steel é uma startup industrial e já iniciou a construção de sua primeira usina siderúrgica de grande escala em Boden, na Suécia, usando hidrogênio verde.

“Anunciamos no início de nossa jornada que queremos explorar outras regiões geográficas onde possamos acelerar a descarbonização da cadeia de valor do aço. Tanto o Brasil quanto partes da América do Norte têm grande potencial devido ao acesso a fontes de energia renovável, minério de ferro de alta qualidade e disposição política para apoiar projetos de descarbonização, e é uma grande oportunidade para explorarmos nossa parceria com a Vale além do fornecimento de pelotas para nossa principal usina em Boden”, explica Kajsa Ryttberg-Wallgren, vice-presidente executiva de Crescimento e Negócios de Hidrogênio da H2 Green Steel.

Em julho deste ano, a Vale e a H2 Green Steel assinaram um acordo para fornecimentos de pelotas de redução direta à planta de Boden. A Vale espera alcançar a capacidade de produção de 100 milhões de toneladas de aglomerados (briquetes e pelotas) após 2030.

”Vemos um grande potencial no Brasil como um polo de produtos siderúrgicos de baixa emissão de carbono”, afirma o vice-presidente de Soluções de Minério de Ferro da Vale, Marcello Spinelli. ”O país oferece condições como minério de ferro de alta qualidade e grande disponibilidade de energia renovável, inclusive eólica e solar, para alavancar a indústria de hidrogênio. A Vale vem contribuindo com a oferta de minério de ferro premium e com o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, como briquetes e pelotas, e de modelos de negócio inovadores, como os hubs industriais”.

As informações são da Vale.

Sair da versão mobile