Os cidadãos de Minas têm uma nova forma de realizar a transferência de veículos: totalmente digital. Nesta terça-feira (27), o governador Romeu Zema anunciou a novidade que permite o procedimento sem a necessidade de sair de casa ou se deslocar até unidades de trânsito, proporcionando mais comodidade e agilidade para quem precisa regularizar a situação do veículo.
Com a nova ferramenta, o processo de transferência de veículos deixa de depender de cartórios e unidades de trânsito, tornando-se mais eficiente e rápido. O vendedor formaliza a transação diretamente no sistema, enquanto o comprador deve realizar a vistoria do veículo, que será monitorada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antes de concluir a transferência.
Veja como ter acesso a transferência de veículos online
A transferência de veículos pela internet está disponível para pessoas físicas e exige que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e), emitido a partir de 2021.
Para dar andamento ao processo, tanto o comprador quanto o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), realizando a autenticação através do portal gov.br, nas opções prata ou ouro, garantindo a segurança das informações e a validade do procedimento.
Com essa medida, Minas Gerais avança na modernização dos processos de trânsito e oferece mais conveniência aos seus cidadãos. A eliminação de burocracias, como o reconhecimento de firma, e a possibilidade de realizar todo o procedimento pela internet representam um passo importante para a desburocratização e a digitalização dos serviços públicos no estado.