Início Cidades & Mineradoras Semana do Meio Ambiente 2024: Fundação Israel Pinheiro presta serviços a afetados...

Semana do Meio Ambiente 2024: Fundação Israel Pinheiro presta serviços a afetados por barragem em Itabira

Foto: Divulgação/ Vale -ATI realiza ações socioambientais em bairros impactados por descomissionamento de estrutura da Vale; Qualidade do ar, pragas urbanas e animais silvestres serão temas em evidência no Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, até esta quarta-feira, 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, técnicos da equipe socioambiental da Fundação Israel Pinheiro (FIT) realizam ações nos bairros Bela Vista, Nova Vista, Jardim das Oliveira e Praia, em Itabira.

A equipe da Assessoria Técnica Independente (ATI) da FIT está com estandes montados nas ruas dos bairros, impactados pelo descomissionamento da barragem do Sistema Pontal, da Vale. Os técnicos tiram dúvidas da população sobre os impactos da descaracterização da barragem e as questões relacionadas à qualidade do ar em Itabira, além de esclarecer sobre pragas urbanas e a presença de animais silvestres em comunidades da cidade minerada.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a ATI realizará em sua sede, no bairro Bela Vista, uma rodada de palestras com especialistas na qual as temáticas serão aprofundadas. A professora-doutora do curso de Engenharia Ambiental da Unifei, Rosie Marie Belardi, irá falar sobre a qualidade do ar itabirano. O médico veterinário e diretor do Controle de Zoonoses de Itabira, Gustavo Pinho, irá explicar sobre as pragas urbanas, como os caramujos africanos e escorpiões. Já a médica veterinária Camila Soares vai esclarecer de que maneira animais silvestres, como cobras e macaquinhos, são afetados pelas obras da Vale e como agir ao encontrá-los em casa.

O coordenador técnico de campo da FIP/ATI, Lucas Mageste, diz que os assuntos ligados ao Meio Ambiente serão tratados de forma compreensível no evento. “A gente fez essas ações pensando, primeiramente, nos direitos das pessoas atingidas, além da busca pela redução e pela reparação dos danos sofridos por elas. Acreditamos que o conhecimento é uma excelente forma das pessoas compreenderem o que elas têm direito e como lutar por ele”, esclarece.

“É importante ter esse conhecimento para saber como agir junto à mineradora e ao poder público. Nossa ideia é que as pessoas consigam entender, por exemplo, os boletins da qualidade do ar; ter acesso às legislações sobre o assunto; descobrir como exigir que o ar na cidade seja menos prejudicial à saúde; de que maneira lidar e evitar as pragas urbanas; quem chamar caso animais peçonhentos e silvestres sejam encontrados; entre outros temas”, finaliza o gestor.

Serviço

Estandes FIP/ATI nos bairros

– Bela Vista – 03/06, manhã – Rua Raimundo de Souza, próximo ao supermercado

Nova América

– Nova Vista – 03/06, tarde – Rua Joaquim Valadares, próximo ao bar do Clemente

– Jardim das Oliveiras – 04/06, manhã – Rua Ouro Preto, próximo à Igreja Nossa

Senhora da Conceição

– Praia – 04/06, tarde – Avenida Cristina Gazire, próximo ao Monjolos Office

Rodada de palestras com especialistas

Dia 5 de junho, às 18h30, na sede da FIP/ATI

Endereço: Rua Joaquim Valadares, 640, Bairro Bela Vista

Sair da versão mobile