Queijo do Serro marca presença no cardápio dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Publicado em

 

O Queijo do Serro continua atravessando fronteiras para fazer parte de cardápios em todo o mundo. Não poderia ser diferente nos Jogos Olíompicos de Paris. A iguaria – um dos símbolos históricos da microrregião do Médio Espinhaço, hoje um dos principais polos minerários do estado – está presente no Minas Bar.

A ação é realizada pelo Governo de Minas em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil e Grupo Viela na Casa Brasil, no espaço montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.

No intervalo entre uma competição e outra, fatias de queijos de diferentes áreas produtoras (Vertentes, Canastra, Araxá, Norte, além do Serro) são apresentadas aos visitantes. O cardápio ainda conta com pão de queijo com pernil, frango a paçoquinha, verduras refogadas com fubá cremoso e ovo caipira, entre outras delícias típicas de Minas Gerais em receitas assinadas pelo chef Henrique Gilberto.

Desde a abertura dos Jogos, o Minas Bar tem recebido atletas – uma das mais conhecidas até o momento foi a skatista Rayssa Leal, medalha de bronze nos Jogos -, além de público local e turistas que têm a oportunidade de conhecer e vivenciar sabores da cultura e culinária mineiras em um espaço único.

A iniciativa funciona como vitrine mundial para um dos maiores atrativos de Minas Gerais, a elogiada culinária mineira, rica em produtos típicos e em receitas que atraem visitantes e admiradores de todos os cantos do globo.

“Minas Gerais ainda é um ilustre desconhecido. Quando os turistas estrangeiros pensam no Brasil, a primeira coisa que vem à mente é o Rio de Janeiro, o cartão postal mais conhecido no nosso país”, registrou a secretária adjunta de Comunicação Social (Secom), Bárbara Botega.

A partir do convite do COB para integrar o espaço, o Governo de Minas apostou no Minas Bar, local que oferece experiências autêntica da cozinha mineira. “Somos um povo hospitaleiro, que gosta de receber em volta do fogão, na cozinha, em torno da comida mineira”, afirmou a secretária adjunta.

“É importante investir na promoção do Destino Minas Gerais para as pessoas entenderem que o Brasil é muito mais do que só um litoral maravilhoso. Temos outros tipos de cultura, outros encantos a oferecer – e Minas Gerais é uma mistura que agrada a diferentes perfis”, ressalta Bárbara.

Sem Titulo 3 11
Minas Bar é totalmente integrado ao jogos, em ambiente onde ocorrem as disputas

Cardápio variado

Diariamente, o espaço oferece receitas criadas com ingredientes raiz de Minas Gerais como milho, mandioca, polvilho, pão de queijo, carne de porco, frango. Tudo em versão “petit”, pequena, em francês. E com sabor de quero mais.

“O Minas Bar promove essa experiência e promove o turismo, que já cresce mais que o dobro da média nacional no nosso estado. As expressões que temos escutado aqui são de encher os olhos, desde brasileiros que vivem fora e se emocionam de encontrar um cantinho do estado a estrangeiros que ficam encantados. Recebemos, hoje, um senhor de Nova Iorque que falou do torresmo crispy (crocante). Um egípcio encantado com a broa de milho. E outros exemplos de o mundo reconhecendo Minas Gerais pela sua cozinha. Esse projeto é exemplo da economia criativa, que gera emprego e renda para todo o estado”, frisou a secretária adjunta.

Alcance

O Parc la Villete, ponto turístico da capital francesa, funciona como um grande e verdadeiro hub turístico, pensado para a promoção da cultura e da integração entre diversos países.

“Além do Minas Bar, que é a promoção da cozinha mineira, mostrando a forma como recebemos as pessoas em Minas , temos outra ação voltada ao turismo, o espaço Pedale por Minas”, reforçou Bárbara.

A secretária ainda explica que, nesta iniciativa, as pessoas “pedalam” dentro da atmosfera olímpica, esportiva, e vão conhecendo as paisagens e as cidades de Minas Gerais em telões que projetam uma imersão no Destino Minas Gerais.

“Estamos valorizando as nossas belezas naturais e a nossa gastronomia, dando uma experiência mais completa do destino Minas Gerais, porque hoje é experiência que as pessoas buscam quando vão viajar”, enfatizou. As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios