Início Geral Produtores de queijo de Conceição do Mato Dentro recebem selo de qualidade...

Produtores de queijo de Conceição do Mato Dentro recebem selo de qualidade do Ministério da Agricultura

Fotos: Divulgação/ PMCMD - Certificação possibilita que produto artesanal seja vendido em todo o país; Quatro produtores locais se juntam a outros 11 que possuem o Selo Queijo Artesanal no Brasil

 

Quatro produtores de Queijo Minas Artesanal de Conceição do Mato Dentro, município da microrregião do Médio Espinhaço, obtiveram, recentemente, o Selo de certificação “Queijo Artesanal”, do Ministério da Agricultura. O selo possibilita a eles o direito de comercializar legalmente seus queijos em todo território nacional.

De acordo com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, para obter o selo, os produtores receberam o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, por intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Os quatro produtores de Conceição do Mato Dentro se juntam a outros onze produtores de todo o Brasil que possuem a certificação de “Queijo Artesanal”. São eles: Alderina Goulart dos Santos (Queijo Alda Real – Tapera), Luciano Miguel de Barros (Queijo Canta Galo – Córregos), Marco Antônio Guarino Tanure (Queijo Serra da Ferrugem – Tapera) e Adelcio Barbosa da Silva Junior (Queijo D´vida – Tapera).

1 1
Método artesanal foi certificado por intermédio de entidades de apoio ao trabalho rural

Normas para a certificação do queijo

Conforme a classificação oficial do Ministério da Agricultura, os selos de identificação Artesanal – selo Arte e selo Queijo Artesanal – são “certificados que asseguram que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regionais ou culturais. Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, com modo de fabricação artesanal próprio de determinada região, tradição ou cultura e que adota as Boas Práticas Agropecuárias e as Boas Práticas de Fabricação”.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, no caso do selo Queijo Artesanal, os produtores também precisam seguir os protocolos de elaboração específicos para cada tipo e variedade de queijo. Os Estabelecimentos Rurais Produtores de Leite para Elaboração de Queijos Artesanais e as Queijarias Produtoras de Queijos Artesanais precisam comprovar que seguem alguns requisitos para que sejam reconhecidos e possam solicitar o selo Queijo Artesanal.

Já para produtores de queijos artesanais a partir de leite cru, além de seguir as exigências acima, precisam possuir certificado de livre ou controle de brucelose e tuberculose, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

Sair da versão mobile