Início Geral PM do Meio Ambiente desarticula mineração ilegal na Serra da Piedade

PM do Meio Ambiente desarticula mineração ilegal na Serra da Piedade

Foto: Reprodução - Vinte pessoas foram presas e vários veículos apreendidos em operação no local; Monumento natural tombado pelo estado estava sendo degradado há cerca de um mês

 

A Polícia Militar do Meio Ambiente realiza desde a tarde dessa quarta-feira, 21 de junho, uma operação para coibir mineração ilegal na Serra da Piedade, em Caeté. A “Operação Piedade” verificou o crime no local sendo praticado há pelo menos um mês. Até a manhã desta quinta-feira, pelo menos 20 pessoas foram presas e vários veículos apreendidos, entre eles 15 caminhões e uma retroescavadeira.

De acordo com a PM do Meio ambiente, os criminosos usavam parte dos veículos para impedir o acesso ao local onde estava sendo feita a extração ilegal de minério de ferro. A Serra da Piedade foi tombada como Monumento Natural pelo Iepha em 1989, em processo homologado em 2006.

Por meio de nota, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade agradeceu a Polícia Militar e condenou a exploração predatória no local. “A Serra da Piedade tem recursos naturais essenciais à vida, com mananciais de água que abastecem casas, asseguram sobrevivência de famílias. Um território com plantas e animais que não existem em outros lugares do planeta – patrimônio da humanidade que não pode ser destruído”, resume a nota.

A operação segue em andamento, de acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente.

Barão de Cocais

Uma operação semelhante foi realizada no início do mês em Barão de Cocais. A polícia apreendeu caminhões e máquinas e prendeu um grupo de sete criminosos que invadiam áreas particulares para roubar minério. Os criminosos também amedrontavam a população com ameaças, no distrito de São Gonçalo do Rio Acima. Os responsáveis receberam multas de até R$ 300 mil.

 

Sair da versão mobile