Início Geral Cresce participação de mulheres na força de trabalho dedicada à mineração

Cresce participação de mulheres na força de trabalho dedicada à mineração

Foto: Divulgação/ Vale - Diagnóstico é do 3º Relatório de Indicadores 2023, lançado pelo WIM Brasil; Número cresceu 4 pontos percentuais a mais do que no ano passado

 

O relatório de Indicadores 2023 lançado pelo Women In Mining Brasil (WIM Brasil), divulgado esta semana, aponta um avanço no número de mulheres que atuam no setor mineral. Um a cada 5 funcionários do setor mineral é do sexo feminino, ou seja, 21% do corpo funcional do setor é composto por mulheres. O percentual representa um crescimento de 4 pontos em relação ao ano passado.

O documento, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em evento na sede da entidade, em Belo Horizonte, foi desenvolvido em parceria com a Ernst&Young (EY). Ele apresenta dados que retratam o panorama atual em relação à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no contexto de 33 empresas signatárias do Plano de Ação do WIM Brasil.

“O que a gente busca agora é entender e trabalhar estes números. Pensar que diversidade, equidade e inclusão precisam fazer parte das estratégias, dos orçamentos, das políticas das empresas do setor, do governo, dos órgãos reguladores”, explica a presidente do WIM Brasil, Patrícia Procópio.

”Medir e monitorar compõem a base para traçar qualquer ação, qualquer mudança. O terceiro relatório consolida um trabalho feito há 3 anos pelo WIM Brasil. Isto cria e estrutura uma base extremamente importante para todas as ações e transformações que vamos ter no futuro”, diz a gerente de Assuntos Minerários do Ibram, Aline Nunes, destacando a importância do relatório para permear e compartilhar informações e ações com todo o segmento mineral, incluindo as pequenas e médias empresas.

Sem Titulo 10 5
Foto: Divulgação/ Ibram –  Mulheres no lançamento do relatório da Women In Mining Brasil

Aumento de participação feminina é meta da Diversibram 

O aumento da participação de mulheres na mineração faz parte das metas do Grupo de Trabalho Diversidade & Inclusão da Agenda ESG da Mineração do Brasil. Uma das ações do GT é a realização da Diversibram, segundo os organizadores.

O evento que visa debater ações desenvolvidas pelo setor mineral em prol da inclusão e da diversidade. Especialistas abordam temas variados, como cultura inclusiva, carreira de mulheres na mineração, comunicação inclusiva, interseccionalidade, entre outros.

A 3ª edição Diversibram está prevista para 19 de março de 2024. Informações no site do Ibram.

Sair da versão mobile