Início Geral Onda de calor atinge boa parte do país durante esta semana

Onda de calor atinge boa parte do país durante esta semana

Foto: Agência Brasil - Baixa umidade e tempo seco demandam atenção com a saúde; Calor também preocupa autoridades quanto aos incêndios florestais

 

A terça-feira (3) será de calor na maior parte do Brasil. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que 17 capitais têm máximas acima de 30º na parte da manhã, com cenário se mantendo na parte da tarde.

O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso. Cuiabá registra máxima de 42º no dia de hoje. As outras temperaturas acima de 30º, entre as capitais, estão em Rio Branco (36o), Porto Velho (39 o), Manaus (36 o), Boa Vista (36 o), Belém (35 o), Macapá (34 o), Palmas (38 o), São Luis (33 o), Teresina (36 o), Aracaju (31 o), Campo Grande (37 o) Goiânia (36 o), Brasília (31 o), Belo Horizonte (34o), Rio de Janeiro (31 o) e São Paulo (31 o).

Seca e baixa umidade

A baixa umidade tem atingido grande parte do país. Nesta terça-feira, toda a região centro-oeste, bem como os estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, estão afetados pela seca. Além disso, parte da região norte e nordeste do país, além dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (nos municípios mais afastados do litoral) estão incluídos em grau de “perigo potencial” pelo Inmet.

Para reduzir os impactos da baixa umidade, é importante que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. As informações são da Agência Brasil.

Calor favorece queimadas

Com as condições favoráveis, os incêndios florestais dispararam no país. Somente no último fim de semana, mais de 1.100 focos foram registrados no estado, segundo o Governo de Minas.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM Mamb), 49 pessoas foram presas em 2024 acusadas de atear fogo em vegetações em Minas, entre janeiro e agosto. O número de prisões é 40% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Para este tipo de crime, a pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa que pode chegar a R$ 50 mil.

Sair da versão mobile