Início Geral Núcleo de Empreendedorismo Juvenil abre 70 vagas para curso técnico gratuito em...

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil abre 70 vagas para curso técnico gratuito em Itabira

Imagem ilustrativa: Sebrae - Núcleo de Empreendedorismo Juvenil: processo seletivo é para jovens de escolas públicas

 

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) está com inscrições abertas até 6 de setembro para 70 vagas em um curso técnico gratuito em Administração com ênfase em Gestão de Negócios.

A iniciativa, voltada para jovens entre 16 e 24 anos que estudam ou estudaram em escolas públicas, é uma parceria entre a Prefeitura de Itabira, a Fundação Itabirana Difusora de Ensino (FIDE) e o Sebrae Minas.

As inscrições podem ser realizadas online, através do edital disponível (aqui) ou no site da FIDE. Jovens atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Itabira podem contar com auxílio para realizar a inscrição nas unidades de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O curso sobre empreendedorismo juvenil, que tem duração de um ano e é oferecido no turno da noite, combina teoria e prática em uma metodologia inovadora desenvolvida pelo Sebrae. 

A formação é dividida em dois módulos e inclui disciplinas básicas de Administração e projetos práticos de empreendedorismo, como tutoria, empresa simulada e vitrine.

Para participar do processo seletivo, é necessário que os candidatos tenham cursado toda a vida escolar em instituições públicas e estejam concluindo ou já tenham concluído o Ensino Médio. O processo seletivo inclui o preenchimento de um formulário de inscrição e uma entrevista presencial, ambas etapas eliminatórias.

O cronograma do processo seletivo prevê entrevistas entre 9 e 13 de setembro, com o resultado final sendo divulgado no dia 16 de setembro. As matrículas devem ser realizadas entre 16 e 23 de setembro, e as aulas têm início no dia 23 de setembro.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil

Criado em 1994 e com atividades em Itabira desde 2022, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil já formou mais de 2 mil alunos em cidades como Belo Horizonte, Nova Lima e Betim. 

O objetivo do programa é capacitar jovens para se tornarem cidadãos empreendedores e protagonistas em suas carreiras e na vida, prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Sair da versão mobile