A AngloGold Ashanti inaugurou na Mina Cuiabá, localizada em Sabará, a primeira sala de apoio às mulheres no subsolo. No novo espaço, aberto nesta semana, as empregadas na mineração vão encontrar itens especiais de higiene, como absorventes, lenços umedecidos e uniformes higienizados para casos excepcionais. Além disso, o espaço poderá ser utilizado pelas empregadas que retornaram da licença maternidade estendida e desejam realizar o descarte higiênico do leite materno.
O diretor das Operações da mina, Luis Lima, esclarece que a ação faz parte dos planos da empresa de promover a igualdade de gênero. “Dados comprovam a evolução da quantidade de mulheres no subsolo, que passou de 5% para 7% a partir das iniciativas de Diversidade e Inclusão. Por isso, o dia de hoje é um marco para a nossa empresa, representando mais um passo importante para esta evolução”, avalia o gestor.
Cuidados com as mulheres
Completando 190 anos em 2024, a AngloGold Ashanti já possui outras salas de apoio às mulheres na superfície de suas operações. A iniciativa está diretamente ligada à criação e trajetória dos Comitês de Mulheres da empresa. “Não estamos falando de luxo, é para atender às necessidades que as mulheres possuem. Entendemos que a diversidade e inclusão também são imprescindíveis ao pensar nas condições de trabalho das mulheres que desejamos ter como colegas”, diz Juliene Cristina Santos, uma das líderes da companhia.
A vice-presidente de Finanças e Suprimentos Latam, e primeira mulher a ocupar um cargo semelhante na história da empresa no Brasil, Dayse Guelman, parabenizou a equipe pela iniciativa inovadora: “É notável o carinho entre os colegas da mina, e fico tranquila sabendo que este é um lugar onde as pessoas realmente cuidam umas das outras”.