Início Geral MPMG investiga elevação do nível de emergência de uma barragem em Brumadinho

MPMG investiga elevação do nível de emergência de uma barragem em Brumadinho

Mineração Morro do Ipê. Imagem: Divulgação

A barragem estava em condição de estabilidade, mas foi elevada ao Nível 1 de emergência. Leia matéria a seguir e saiba mais.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está investigando a elevação do nível de emergência da barragem de rejeitos B1, localizada em Brumadinho, Minas Gerais. A investigação está sendo realizada por meio de um inquérito instaurado pela Promotoria de Justiça de Meio Ambiente.

A barragem em questão se rompeu em 2019 e causou danos imensuráveis, como a morte de 270 pessoas. A estrutura que antes pertencia à Vale, hoje faz parte da Mineração Morro do Ipê. Em 2022, a empresa assinou um Termo de Compromisso com o MPMG, o qual envolvia a descaracterização da barragem. Conforme estabelecido no acordo, a empresa deveria descaracterizar a estrutura dentro do menor prazo possível. O Ministério Público, a Promotoria de Justiça e o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) afirmaram que estão acompanhando o caso e o monitoramento da barragem.

Saiba mais sobre o processo de descaracterização e desativação de uma barragem clicando no link a seguir: https://cidadeseminerais.com.br/equinox-gold-finaliza-descaracterizacao-de-barragem-na-bahia/

 

Sair da versão mobile