O livro “Famílias Jaboticatubenses, História e Genealogia das Famílias Dias Duarte, Lage e Kreppel da Região de Itabira” será lançado neste sábado (8), no Espaço Clube da Leitura, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira. De autoria de João Marcelo V. Duarte, a obra reúne registros históricos sobre essas famílias e é fruto de uma década de pesquisas.
Conforme divulgado pelo autor, o evento promete ser uma “celebração emocionante do passado e do presente”. A ideia é promover o senso de comunidade e pertencimento por meio de um mergulho na herança compartilhada nas páginas da obra.
O trabalho promete revelar não apenas nomes e datas, mas também histórias vívidas e conexões profundas entre essas famílias que moldaram a história local “Conhecer o passado, para compreender o presente e construir o futuro (…) Dei o nome de Famílias Jaboticatubenses em homenagem à cidade em que cresci, porém a história e genealogia dessas famílias abrange diversas cidades e famílias, principalmente da região de Itabira. A genealogia não se restringe apenas a quem carrega o sobrenome, famílias como as Andrade, Drummond e Alvarenga também pertencem à família Lage, por exemplo. O próprio Carlos Drummond de Andrade era descendente dos Lage”, revela o autor.
Ainda segundo João Marcelo, desde os primeiros registros até as modernas ramificações, a pesquisa revela “a riqueza cultural, as conquistas notáveis e os desafios superados por essas famílias ao longo dos séculos”. Entre as descobertas feitas estão casamentos influentes, alianças comerciais e laços de amizade que moldaram não apenas as famílias, mas também Itabira outros municípios da região.
Sobre o autor do livro
João Marcelo V. Duarte é graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Especialização em Gestão Pública Municipal. Ele é professor licenciado, com especialização em Psicopedagogia. Além de sua atuação na gestão pública, atuando também no gerenciamento de projetos, João Marcelo é pesquisador membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia.