O livro “Famílias Jaboticatubenses, História e Genealogia das Famílias Dias Duarte, Lage e Kreppel da Região de Itabira” será lançado no próximo dia 8 de junho, no Espaço Clube da Leitura, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira. De autoria de João Marcelo V. Duarte, a obra reúne registros históricos sobre essas famílias e é fruto de uma década de pesquisas.
Conforme divulgado pelo autor, o evento promete ser uma “celebração emocionante do passado e do presente”. A ideia é promover o senso de comunidade e pertencimento por meio de um mergulho na herança compartilhada nas páginas da obra.
O trabalho promete revelar não apenas nomes e datas, mas também histórias vívidas e conexões profundas entre essas famílias que moldaram a história local “Conhecer o passado, para compreender o presente e construir o futuro (…) Dei o nome de Famílias Jaboticatubenses em homenagem à cidade em que cresci, porém a história e genealogia dessas famílias abrange diversas cidades e famílias, principalmente da região de Itabira. A genealogia não se restringe apenas a quem carrega o sobrenome, famílias como as Andrade, Drummond e Alvarenga também pertencem à família Lage, por exemplo. O próprio Carlos Drummond de Andrade era descendente dos Lage”, revela o autor.
Ainda segundo João Marcelo, desde os primeiros registros até as modernas ramificações, a pesquisa revela “a riqueza cultural, as conquistas notáveis e os desafios superados por essas famílias ao longo dos séculos”. Entre as descobertas feitas estão casamentos influentes, alianças comerciais e laços de amizade que moldaram não apenas as famílias, mas também Itabira outros municípios da região.
Sobre o autor do livro
João Marcelo V. Duarte é graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Especialização em Gestão Pública Municipal. Ele é professor licenciado, com especialização em Psicopedagogia. Além de sua atuação na gestão pública, atuando também no gerenciamento de projetos, João Marcelo é pesquisador membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia.