Início Geral Vale do Aço: Ipatinga inicia programa de reforma e modernização de praças

Vale do Aço: Ipatinga inicia programa de reforma e modernização de praças

Foto: Divulgação - Prefeitura implanta as obras de acordo com necessidades identificadas em cada regional da administração pública em Ipatinga

 

A Prefeitura de Ipatinga iniciou nesta semana a execução do programa de construção, revitalização e modernização de praças e parques. Os serviços abrangem espaços públicos em toda a cidade e foram iniciados simultaneamente na Praça 1º de Maio, no Centro, e no Parque do Itamarati, no Bethânia.

Em cerimônia realizada quarta-feira (26), o prefeito Gustavo Nunes assinou a ordem de serviço para a reforma da tradicional praça 1º de Maio, no Centro da cidade polo de siderurgia do Vale do Aço. Participaram no local membros da comunidade, lideranças do comércio e parlamentares. As obras foram viabilizadas por meio de emendas, reforçando aportes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a Prefeitura, simultaneamente às obras no centro, foram iniciadas as intervenções no Parque do Itamarati, no bairro Bethânia, importante área de convivência num dos setores mais povoados do município. No Centro também será revitalizado um espaço contíguo à praça 1º de Maio, entre a rua Barbacena e a avenida 28 de Abril, além da Praça Caratinga, na região do Contingente, e a Praça José Júlio da Costa.

Ainda de acordo com o Executivo, outros pontos que receberão os investimentos são: a praça central do Canaãzinho; o playground do Parque Ipanema nas proximidades do Parque da Ciência; o conjunto Fefezão, entre os bairros Ideal, Bom Jardim e Esperança; a praça entre as ruas Benjamim Franklin, Alexander Fleming e Sigmund Freud, no bairro Cidade Nobre. “Também pretendemos criar um espaço de convivência no bairro Caravelas, atendendo um antigo clamor da comunidade local”, salientou o prefeito.

“O Executivo oficializa hoje o início de um conjunto de obras muito robustas. Não se trata apenas de maquiagem, mas de verdadeira transformação paisagística dos espaços. Aqui no Centro, mais especificamente, os projetos foram amplamente discutidos com os comerciantes, de modo a atender as reais necessidades. O local escolhido para o pontapé inicial desse importante programa é bastante simbólico, por se tratar do verdadeiro coração da região central da cidade, um lugar histórico que assinala os primeiros passos do desenvolvimento do nosso comércio, importante motor da economia”, destacou Gustavo Nunes.

“Promover mais qualidade de vida aos cidadãos e preservar os espaços públicos, resgatar áreas degradadas, deixando a cidade mais bonita, organizada e segura, é papel do poder público. E assim a Prefeitura está dando uma atenção especial a esses pontos de convivência, trânsito e descanso, de modo que todos possam usufruir desses equipamentos com mais conforto”, complementa.

2 1
Imagem ilustrativa

Diagnóstico das Regionais de Ipatinga

A Prefeitura ainda esclareceu que o programa de revitalização e modernização dos espaços públicos está sendo executado a partir de necessidades diagnosticadas em cada regional. As adequações e melhorias levam em conta normas técnicas atualizadas de lazer e acessibilidade e serão renovados pisos, bancos, elementos decorativos, acessos e recursos de iluminação, entre outros equipamentos, ainda segundo o Executivo.

“Toda a cidade ganha quando os espaços públicos são reformados e ocupados pelas famílias e moradores, inibindo a ação de malfeitores, diminuindo ações de depredação e violência nos bairros”, resume a gestão do município.

Sair da versão mobile