Início Geral Ibram apresenta ferramenta de autorregulação a gestores da mineração e membros do...

Ibram apresenta ferramenta de autorregulação a gestores da mineração e membros do governo

Foto; Divulgação - Em encontro promovido em Belo Horizonte, entidade apresentou TSM Brasil como referência para que mineradoras atuem de forma sustentável

 

Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoveu um encontro entre CEO’s, diretores de mineradoras, representantes do governo e da Defesa Civil de Minas Gerais para a apresentação da Towards Sustainable Mining/ Rumo à Mineração Sustentável (TSMBrasil), ferramenta de autorregulação desenvolvida pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC).

No evento, realizado em Belo Horizonte nessa segunda-feira (4), o presidente do Conselho do Ibram e CEO da Anglo American, Wilfred Bruijn, destacou a importância da adoção do TSMBrasil pelas empresas mineradoras: “Este conjunto de métricas, protocolos e padrões técnicos é fundamental para que as empresas estejam sempre atualizadas, aprendendo e compartilhando conhecimento sobre sustentabilidade”.

“Nosso objetivo é implantar o TSMBrasil em um amplo processo com participação ativa dos associados e da sociedade. Queremos disseminar o máximo possível em termos de conhecimento e boas práticas relacionadas ao TSM e à mineração”, diz o vice-presidente do Ibram, Fernando Azevedo e Silva.

Azevedo e Silva ainda lembrou a importância do TSM como iniciativa “imprescindível” para todo o esforço setorial da mineração de reconstruir sua reputação perante os diversos públicos. O segmento teve a imagem severamente abalada por graves crimes ambientais que resultaram em tragédias humanas, como no rompimentos de barragens em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019.

1 2
Foto: EBC – Ibram espera que ferramenta contribua para recuperação da imagem da mineração, abalada por graves crimes ambientais nos últimos anos

A ferramenta foi apresentada pelo presidente da MAC, Pierre Gratton, e pelo vice-presidente, Ben Chalmers. A partir desta quarta-feira (5), até o dia 7 de dezembro, eles ministrarão uma oficina de treinamento para a implantação do TSMBrasil, com o objetivo de apresentar o conjunto de possibilidades da ferramenta, além de mostrar o seu funcionamento e etapas operacionais. O evento é gratuito e direcionado às mineradoras.

Ibram vincula autorregulação a metas de ESG

O Ibram adotou o TSM em 2019, para orientar e apoiar empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais. A entidade adaptou todos os protocolos para a realidade brasileira, a partir de um processo amplo e coletivo, com a participação da sociedade. Os documentos estão disponíveis no link:

Embora haja críticas de especialistas, políticos e autoridades quanto à práticas de autorregulação na mineração, o Ibram acredita que o TSM Brasil, combinado ao cumprimento das metas estabelecidas na Agenda ESG Mineração do Brasil, vai promover “uma intensa transformação positiva no desempenho da mineração em termos de sustentabilidade e segurança operacional”.

Sair da versão mobile