Início Geral Governo de Minas multa Gute Sicht por mineração irregular na Serra do...

Governo de Minas multa Gute Sicht por mineração irregular na Serra do Curral, em BH

Fiscalização da Semad em área de operação da mineradora Gute Sicht, na Serra do Curral em BH. Foto: Robson Santos | Divulgação | Semad

As atividades da mineradora haviam sido suspensas no dia 29 de abril após decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Nesta terça-feira (2), a mineradora Gute Sicht foi multada em mais de R$ 89 mil por mineração irregular na Serra do Curral, em Belo Horizonte. A fiscalização realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) comprovou que a empresa operava sem licença ambiental, em uma área que não correspondia à delimitação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Além da multa, a empresa foi notificada por infração e recebeu mais uma determinação de encerramento das atividades.

De acordo com a Semad, a fiscalização que ocorreu nesta terça-feira é um desdobramento de outra operação realizada pela Polícia Federal (PF) no dia 19 de abril. Foi constatado que a cerca que delimitava a região de lavra da mineradora foi deslocada ocasionando a invasão de outra área. A Semad também afirmou que o processo de licenciamento ambiental da Gute Sicht não foi aprovado na secretaria.

“Cabe ressaltar que a Gute Sicht não tem processo de licenciamento ambiental aprovado na Semad e que não há termos de ajustamento de conduta (TAC) vigentes, ou seja, a empresa segue sem autorização administrativa da pasta ambiental para realizar qualquer operação. A Gute Sicht teve um TAC assinado em 2021 com a Semad, com validade de 12 meses, além de um aditivo firmado em 2022, sendo cancelado pela pasta por descumprimento de condicionantes” – destacou.

A Gute Sicht, por sua vez, afirma que “não há atribuições por parte da Semad para discutir a regularidade do TAC” pois a questão não é mais de âmbito administrativo, mas sim, judicial. A empresa também afirma que não exerceu atividade mineradora fora dos limites permitidos pelo direito minerário.

whatsapp image 2023 05 02 at 19.30.19
Área de lavra minerária da Gute Sicht. Foto: Robson Santos | Divulgação | Semad

É importante lembrar que as atividades da mineradora já haviam sido suspensas em janeiro após denúncias de mineração irregular. No dia 15 de março, a Justiça Federal autorizou o retorno das atividades após considerar que não havia fundamentos suficientes para suspender as atividades da empresa. Desta vez, a Justiça Federal foi acionada, novamente, pela Prefeitura de Belo Horizonte no mês passado.

Sair da versão mobile