Nessa sexta-feira (2) começa, oficialmente, a programação do Festival Gastronômico Sabores de Itabira. Até o domingo (4), a cidade recebe uma série de eventos gratuitos que incluem oficinas e aulas-show de gastronomia, além de apresentações artísticas e musicais. Em sua 3ª edição, o festival também mantém a tradição do concurso “Itabira Mais Doce” – que vai escolher o melhor bolo caseiro da cidade -; recebe estabelecimentos culinários em uma grande e variada praça de alimentação; e organiza um espaço exclusivo para o entretenimento infantil.
Realizado pelo Instituto ITI, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Festival Sabores de Itabira tem apoio da Construtora Vale Verde, FCT Combustion, Cervejaria Ayres, Sicoob Credimep, Trattoria Di Prima, Cachaça Mineiriana, Mart Minas, EEMZA e Nortpack. Para as oficinas, o apoio educacional fica por conta do Senac Minas.
Seminário de sabores
Para esse ano, o Festival também repete a dose de 2023 com a volta do Seminário Gastronômico Sabores. Por meio de workshops e oficinas ministrados por grandes profissionais da área gastronômica, os participantes aprendem como potencializar a culinária de Itabira renovando os conhecimentos de técnicas, uso de produtos, noções de empreendedorismo; valorização dos produtos regionais; entre outras temáticas.
Para o presidente do Instituto ITI, o chef de cozinha Rodrigo Bernardi, o Festival Gastronômico Sabores de Itabira está se tornando tradição. “Queremos nos tornar referência para toda região. Creio que já estamos no calendário dos festivais do estado e o objetivo é crescer cada vez mais, para que nossa gastronomia local seja mais difundida”, reforça.
Concurso “Itabira mais Doce”
Criado no primeiro ano de festival, o concurso “Itabira mais Doce” já elegeu os três melhores doces de Itabira (2022); os trios de melhores pudins (2023) e, agora, está em busca dos destaques entre os bolos caseiros. Com inscrições abertas em julho, o concurso recebeu 20 cozinheiros amadores para apresentarem suas receitas originais na noite dessa quinta-feira (1).
Os participantes puderam levar seus bolos para serem degustados pelas juradas convidadas: – Alice de Assis, itabirana, confeiteira, mentora de empreendedorismo feminino e jurada do concurso desde a 1ª edição; Anna Villas, Secretária Executiva da Frente da Gastronomia Mineira, Coordenadora da Frente da Gastronomia Regional de Peter Lund à Guimarães Rosa e Curadora da Feira do Doce Mineiro, do Mercado da Mineiridade e do Festival Paraíso Gastronômico; e a chef Izabela Almeida, bacharel em Gastronomia pela Faculdade Federal da Paraíba, Especialista em Gastronomia, História e Cultura pelo Senac SP.
O resultado final e a premiação dos cozinheiros vencedores acontece na noite de domingo, no encerramento do Festival.
Degustar e se divertira
O Festival Gastronômico Sabores de Itabira é também ponto de encontro para quem gosta de ter novas experiências culinárias e aproveitar programações culturais. Para isso, uma grande estrutura foi montada em frente à sede do Instituto ITI, no centro de Itabira. Ela abriga uma diversificada praça de alimentação com a presença de uma série de chefs e cozinheiros profissionais de Itabira, preparando receitas especiais de pertinho, com produtos selecionados, além de barracas de artesanato, atividades infantis e música boa.
O evento tem como objetivo dar visibilidade para pessoas empreendedoras e microempreendedoras da área da gastronomia buscando acolher as diversidades de sabores de Itabira, além de incluir a cidade no Mapa da Gastronomia do Estado de Minas Gerais.
Confira a programação completa no perfil do Festival Sabores de Itabira, no Instagram.