Início Geral Geração de energia limpa é tema de encontro de grupo de trabalho...

Geração de energia limpa é tema de encontro de grupo de trabalho do G20 em Belo Horizonte

Foto: Divulgação - Trabalhos no evento são coordenados pelo Ministério de Minas e Energia, reunindo representantes das principais economias do mundo

 

A capital Belo Horizonte recebe, a partir desta segunda-feira (27), no Minascentro, o Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20. Como o nome do grupo sugere, o tema central do evento é o cenário de transição energética global, com ênfase no uso de fontes de energias limpas e sustentáveis.

Os trabalhos são coordenados pelo Ministério de Minas e Energia e o ministro Alexandre Silveira comanda o grupo, reunindo representantes das principais economias do mundo. As reuniões já vêm ocorrendo em outros países, como a India, que sediou a última delas, em abril do ano passado. O Brasil também é copresidente do Comitê Ministerial de Energia Limpa, fórum voltado à discussão da promoção de energias sustentáveis no mundo.

“Nossa matriz elétrica é 88% limpa, somos grandes produtores de energia hidráulica, eólica, solar e de biomassa. O Brasil também é destaque na produção de biocombustíveis, como o etanol. Somos os grandes líderes mundiais da transição energética, por isso temos propriedade para incentivar e cobrar do mundo ações efetivas para enfrentarmos as graves mudanças climáticas que temos enfrentado. É isso que vamos debater e defender junto aos países do G20”, enfatizou o ministro, na abertura do evento.

“Minas, assim como o Brasil, é um celeiro de energias limpas e renováveis. Além de sua riqueza mineral, que leva em seu nome, inclusive, o Estado se tornou solo fértil para a produção de energia solar, que tem transformado regiões e gerando desenvolvimento social e econômico”, complementou Silveira.

Geração de energia em alta

De acordo com dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a capacidade de geração de energia elétrica do Brasil cresceu 4.284 megawatts (MW) no acumulado de 2024, sendo 93,79% de fontes limpas e renováveis. As usinas solares fotovoltaicas representaram 49,23% da potência acrescentada, seguidas da eólicas, com 44%.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, a potência instalada do Sistema Interligado Nacional (SIN) atualmente é de 202.233 MW, com 84,49% de fontes renováveis. Ainda entraram em operação 132 novos empreendimentos de geração de energia neste ano. A região Nordeste abriga a maioria deles: 104 dessas novas usinas, com 3.323 MW de capacidade. O Sudeste detém 19 novas instalações, capazes de gerar 809,53 MW. Saiba mais.

Sair da versão mobile