A manhã de sábado em Itabira, 7 de setembro, contará com um tradicional desfile cívico-militar para celebrar o Dia da Independência do Brasil, na avenida Mauro Ribeiro, a partir das 8h. O evento será aberto pelo 26º Batalhão da Polícia Militar e contará com a participação de diversas entidades e instituições.
Organizado e realizado pelas secretarias municipais de Educação (SME) e Esporte e Lazer (SMEL), o desfile terá a participação dos alunos de todas as escolas da rede municipal, estadual e privada; e deve reunir cerca de 2.500 pessoas. Assim, a Transita precisou traçar um plano operacional para alterar o trânsito no local.
Desfile com temática
Este ano, o tema comum a todos é “Natureza, Cidadania, Sustentabilidade”. Conforme divulgado pela Prefeitura de Itabira, a Secretaria de Educação enfatizará os assuntos “Educação para a Cidadania, Sustentabilidade e Cuidado com a Natureza” com o objetivo de fortalecer a importância da conscientização ecológica e do papel da educação na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Ainda estarão no desfile entidades como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); fanfarras das escolas, Banda Euterpe Itabirana e outras organizações da sociedade civil, reforçando o espírito de união e cooperação em torno de valores cívicos e sociais.
Mudanças no trânsito
A Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita) vai interromper algumas vias no entorno da avenida Mauro Ribeiro Lage, em função do desfila. A interdição será a partir das 6h e vai até terminar o desfile, por volta de 12h. O plano operacional foi desenvolvido para garantir a segurança de pedestres e veículos que trafegam pelo local.
O transporte coletivo funcionará com rota especial, serão impactadas as linhas:
- Circular A (020)
- Praia/Pedreira (030)
- HNSD/Sapé (035)
- Pará/Juca Batista (040)
- Santa Tereza (055)
- CDI/São Francisco (060).
As rotas alternativas adotadas pelo transporte coletivo: as avenidas Otávio de Carvalho Lage e Osório Sampaio, e ruas Presidente Costa e Silva, Armindo Costa Lage e, Suzinha de Sá; posteriormente a avenida Duque de Caxias, rua Salvino Paschoal do Patrocínio, e avenida João Pinheiro, até o terminal rodoviário Genaro Mafra, para o contorno, se necessário.
Em um trecho da rua Suzinha de Sá Martins, o estacionamento também não será permitido, o local será utilizado para conversão dos ônibus das escolas. Já na Mauro Ribeiro Lage, no trecho que vai do Fórum Desembargador Drummond, passando pela Pratique, Supermercado SJ e até a rotatória, a via será de mão dupla.
Ainda, serão disponibilizados agentes para orientar a população no entorno das vias que foram alteradas. Confira os mapas com o plano operacional da Transita: