O MAB é uma organização coletiva formadas por pessoas atingidas por barragens. Leia a matéria abaixo e saiba mais sobre a iniciativa e seus objetivos.
O MAB foi criado na década de 1980 como um coletivo regional. Atualmente, o movimento tomou uma proporção nacional e atua na reinvindicação de direitos para a população afetada por barragens e de um Projeto Energético Popular.
Em suas redes sociais, o MAB reforça seu compromisso com os Direitos Humanos, principalmente, os que são violados em acidentes evitáveis, como rompimento de barragens de rejeitos. A pauta central do movimento, no entanto, é a política energética e a soberania popular alinhada ao setor financeiro na exploração da água.
De acordo com o movimento, um dos objetivos é internacionalizar a luta mobilizada no Brasil. Por isso, além dos encontros e congressos realizados no Brasil, o MAB participa ativamente de encontros internacionais. O principal dos movimentos representativos da América Latina é o Movimiento de Afectados por Represas (MAR).
Campanhas
O MAB é reconhecido também pela atuação em situações de desastres e emergências. No contexto dos estragos causados pelas fortes chuvas em Minas Gerais e na Bahia, por exemplo, a organização mobilizou uma campanha de arrecadação de fundos para os mais afetados. As campanhas humanitárias, geralmente, são realizadas com apoio da Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB).