A atividade mineradora é repleta de questões sociais, ambientais e econômicas. Por todo o mundo, muitas histórias começaram nas minas. Confira 5 dicas de produções audiovisuais fictícias e documentais sobre mineração.
1. Minas D’águas
“Minas D’águas” é uma produção documental brasileira de 2015 que mostra os fortes impactos causados pela mineração em Minas Gerais. O filme se passa no “Quadrilátero ferrífero-aquífero” e relaciona a exploração e produção do minério de ferro com os recursos hídricos da região, os quais são excessivamente consumidos em função da atividade mineradora.
O documentário foi motivado pela existência de mais de 300 minas a céu aberto que consomem todo o aquífero da região. Além disso, ele aborda questões sobre a Serra do Gandarela e as bacias hidrográficas do Rio Doce e do São Francisco.
Dirigido por Danilo Siqueira, Minas D’água já foi premiado internacionalmente e está disponível no Youtube.
2. Gold – Ouro e Cobiça
“Ouro e Cobiça” é uma produção fictícia lançada em 2016 e dirigida por Stephen Gaghan. O filme conta a história de Kenny Wells, interpretado por Matthew McConaughey. O protagonista é um empresário ambicioso que viaja para a Indonésia com um geólogo trapaceiro em busca de minas de ouro para explorar. Kenny e Michael são surpreendidos por descobertas e enfrentam grandes dificuldades com seus inimigos na aventura. O filme é inspirado na história da Mineradora Bre-X e aborda, principalmente, as questões econômicas da mineração. Disponível na HBO Max
3. Serra Pelada
O filme “Serra Pelada” é uma produção brasileira de 2013 dirigida por Heitor Dhalia. O drama conta a história de dois amigos que saem de São Paulo em busca das riquezas da Serra Pelada, no Pará. Ao chegar na maior região de garimpo do mundo, Joaquim e Juliano, interpretados por Julio Andrade e Juliano Cazarré, são corrompidos pela violência e ganância e sofrem as duras consequências. O filme está disponível para aluguel no YouTube e Apple TV.
4. Terra Fria
Lançado no ano de 2006, Terra fria é um drama dirigido por Niki Caro e estrelado por Charlize Theron. A protagonista, Josey Aimes é uma mãe solteira recém divorciada que retorna à Minnesota em busca de um novo emprego. O contexto da época era de grande ascensão econômica das minas de ferro e Josey se torna uma das únicas mulheres da cidade que trabalha na mineração. Além de mostrar o árduo trabalho enfrentado pelos mineradores, o filme traz à tona o assédio e as dificuldades sofridas por uma mulher que se arrisca em um mercado de trabalho predominantemente masculino. O filme está disponível para ser assistido na HBO Max.
5. Na fronteira do fim do mundo
O documentário “Na fronteira do fim do mundo” é um média-metragem brasileiro feito no Pará em 2021 sob a direção e produção do jornalista Ismael Machado. O filme retrata os impactos causados pela mineração no estado do Pará e aborda a ambiguidade entre o lucro das grandes empresas mineradoras e a realidade dos moradores da região dos Carajás. O filme é de domínio privado.
Dica bônus: Minas vale Mais
“Minas vale mais” é uma produção audiovisual que dá destaque às riquezas naturais do estado de Minas Gerais como recursos hídricos, tradições e biodiversidade. A série de vídeos aborda os impactos da mineração com foco nas irregularidades e questões ambientais. Produzido em uma parceria entre Áurea e movimentos socioambientais do estado de Minas, a série está disponível gratuitamente no YouTube.