Início Economia Clientes da Cemig podem negociar débitos pelo Desenrola Brasil até 25 de...

Clientes da Cemig podem negociar débitos pelo Desenrola Brasil até 25 de maio

Foto: Divulgação - Cliente deverá verificará pela plataforma do Governo Federal se está apto a refinanciar as suas dívidas; Cemig negocia valores até R$ 20 mil

 

Os clientes em débito com a Cemig podem negociar suas dívidas por meio do Programa Desenrola Brasil. A iniciativa do Governo Federal possibilita que os brasileiros renegociem suas dívidas, regularizando a situação de quem está com o nome negativado.

O programa da União foi prorrogado até 25 de maio, permitindo aos consumidores da Cemig também ganhar mais prazo para normalizar as pendências financeiras com a companhia.

Conforme divulgado pelo governo, a prorrogação do prazo é destinada a pessoas com renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico) do Governo Federal que tenham dívidas de até R$ 20 mil. Esses valores são referentes aos débitos contabilizados entre janeiro de 2019 até maio de 2023. Dívidas posteriores a esse período não são incorporadas à negociação do programa, fato que deve ter a atenção dos consumidores.

 “Ao ingressar nesse programa do Governo Federal, a Cemig buscou proporcionar melhores condições de regularização da situação dos clientes inadimplentes. As formas de negociação são mais interessantes para o consumidor, visto que são concedidos descontos não praticados usualmente pela companhia. Além disso, é possível, em algumas situações, parcelar o débito em várias vezes”, explica o gerente de Recuperação de Receita da Cemig, Wellington Cancian.

Como negociar com a Cemig

Ao acessar a plataforma do Governo Federal, desenvolvida para a efetivação do programa, o cliente verificará se está apto a refinanciar as suas dívidas. Caso esteja, os débitos calculados e reajustados para os valores atuais, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), poderão ser pagos à vista com desconto expressivo ou parcelado em até 60 vezes, conforme as opções apresentadas e pré-determinadas pelo próprio sistema do programa.

A negociação das dívidas será feita por uma plataforma on-line. Para acesso a esse sistema digital, é preciso ter conta no ambiente digital do Governo Federal, www.gov.br (www.desenrola.gov.br), com níveis de certificação Bronze, Prata ou Ouro.

O Desenrola também pode ser acessado por meio do site da Serasa Limpa Nome e os débitos do programa também podem ser renegociados presencialmente nas agências dos Correios. Outras informações sobre o programa e o passo a passo para a inscrição no sistema estão disponíveis no link. As informações são da Agência Minas.

Sair da versão mobile