O Instituto MetSul Meteorologia emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical no Brasil a partir desta sexta-feira (8), com impactos previstos principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
O sistema, que deve se intensificar no fim de semana, traz consigo uma frente fria que pode resultar em chuvas fortes e até intensas, com risco de alagamentos e inundações repentinas.
Chuvas fortes e risco de alagamentos devem atingir o Brasil no final de semana
De acordo com o MetSul, a formação do ciclone pode provocar chuvas intensas em várias áreas do Brasil, com destaque para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e partes de Minas Gerais.
Em especial, as regiões do Triângulo Mineiro, como Uberlândia e Uberaba, além do Sul de Minas e o Rio de Janeiro, estão entre as mais afetadas. O alerta é para chuvas localmente fortes, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em algumas áreas, trazendo risco de alagamentos e inundações rápidas.
O instituto também destacou que a interação da baixa pressão com o ar tropical quente e úmido favoreceu a ocorrência de chuvas intensas no Sul do Brasil nos últimos dias, com precipitações que causaram danos e desaparecimentos, como o caso de uma criança que foi levada pelas águas em General Carneiro (PR), onde mais de 160 mm de chuva foram registrados em poucas horas.
Ciclone se desloca para o Atlântico
Ainda conforme a previsão do MetSul, a baixa pressão responsável pelas chuvas no Sul do país vai se deslocar para o Leste, em direção ao Oceano Atlântico, neste sábado (9). Esse deslocamento pode dar origem a um ciclone extratropical no alto-mar, com a intensificação do sistema.
A expectativa é que, no domingo (10), o ciclone esteja bem distante do Brasil, mas ainda com a frente fria associada ao sistema, que deverá afetar as regiões Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia, aumentando a instabilidade nessas áreas.
O MetSul reforça a recomendação de atenção nas regiões de risco e alerta para o monitoramento contínuo das condições climáticas, uma vez que o clima pode mudar rapidamente, com a possibilidade de eventos extremos como enxurradas e tempestades localmente severas.
O sistema está sendo monitorado com cautela, e os próximos dias prometem seguir com instabilidade no tempo, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste, afetando diretamente a rotina de milhões de brasileiros.