O fim de semana foi de muitos estragos e prejuízos para moradores do Sudeste por conta dos temporais que assolaram a região. Minas Gerais foi um dos estados mais castigados, onde 160 pessoas ficaram desalojadas por conta da chuva. Desde o início do período chuvoso, foram cerca de 1800 pessoas desalojadas no estado.
Em Ipatinga, no Vale do Aço, foram registrados 110mm de chuvas entre a sexta-feira (22) e o sábado (23). Equipes da Prefeitura de Ipatinga se mobilizaram para ações emergenciais de limpeza e socorro a áreas de alagamento. Alguns dos locais mais afetados foram a Avenida Getúlio Vargas, na esquina com Rua Passo Fundo, no bairro Caravelas; a Rua Piau, no Bairro Vagalume, e a Avenida José Raimundo, no Bairro Taúbas, segundo apuração do Portal da Cidade.
Na vizinha Jaguaraçu também foram registrados muitos estragos. O Parque de Exposições, no Centro, foi bastante danificado. A Defesa Civil e atuoridades locais foram mobilizadas para prestar assistência às famílias afetadas e avaliar os danos. Veja o vídeo
Chuva abala estrutura de ponte em Conceição do Mato Dentro
Já em Conceição do Mato Dentro, no distrito de Córregos, o Rio Santo Antônio transbordou e abalou a estrutura da ponta que liga o distrito à comunidade de Tapera. Veja o vídeo. Casas e quiosques às margens do rio também foram atingidos nas imediações (foto em destaque).
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro informou, nesta segunda-feira (25), que a ponte de Córregos foi interditada pela Defesa Civil e que o trânsito foi desviado no local. O órgão diz estar tomando medidas para amenizar os danos também em outras partes da cidade.
Estado continua em alerta nesta segunda-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia em mais de 300 cidades do estado nesta segunda-feira. Podem ocorrer ventos intensos de até 100 km/h e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As regiões que podem ser afetadas são Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte e Central Mineira.
Atualizado às 14h53