A partir de segunda-feira (6), eixos suspensos de veículos pesados carregados terão o pedágio cobrado na BR-381 na Fernão Dias. A rodovia, administrada pela Arteris, liga Belo Horizonte e São Paulo (SP). A cobrança de caminhões e carretas com tais características será feita de forma automática a partir das placas dos veículos no trecho, onde escoa parte da produção minerária do Estado, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e visa garantir mais fluidez nas rodovias e combater a evasão de pedágio, cobrado pelo número de eixos até então no caso dos veículos pesados. Trafegar com os eixos indevidamente suspensos para evitar a cobrança de tarifas é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e pode levar à multa e perda de pontos na carteira de motorista.
De acordo com a ANTT, o novo sistema vai identificar nas praças de pedágio se a carreta ou caminhão possui Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) ou Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE). Caso os documentos estejam em vigor, a cobrança será feita considerando todos os eixos do veículo, mesmo que alguns estejam suspensos.
A ANTT também informou que os transportadores podem fazer a gestão do MDF-e pelo aplicativo de celular Nota Fiscal Fácil, o que dispensa a exigência de certificado digital.
Novo modelo de cobrança na BR-381 não é novidade
A nova tecnologia de cobrança automática já é aplicada nas Ecovias do Araguaia, nas Ecovias do Cerrado, na Via Sul e na Via Costeira. Além da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo, a nova modalidade de cobrança também passará a ser feita em outras quatro rodovias administradas pelo Grupo Arteris: Fluminense (BR-101/RJ); Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC); Planalto Sul (BR-116/PR/SC) e Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR).