Início Geral ArcelorMittal testa caminhão 100% elétrico para transporte de bobinas de aço

ArcelorMittal testa caminhão 100% elétrico para transporte de bobinas de aço

Em 2023, a ArcelorMittal tornou-se a primeira produtora de aço a aderir ao PLVB, recebendo o certificado de empresa com valores sustentáveis ​​em suas operações

Imagem: Divulgação - ArcelorMittal testa caminhão 100% elétrico para transporte de bobinas de aço

A ArcelorMittal é a primeira siderúrgica brasileira a testar caminhões 100% elétricos para transporte de bobinas de aço em rotas de curta e média distância.

O teste foi realizado pela divisão Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul (SC), em um percurso de 488 quilômetros, parcialmente montanhoso, dividido em três rotas de entrega: duas no estado de Santa Catarina, duas para Araquari (Sampaio Distribuidora) e outra em Santa Catarina, dois para Araquari (Sampaio Distribuidora) e outro em Santa Catarina.

Há uma em São Bento do Sul (Tupó) e outra na fábrica da ArcelorMittal em Araucária, no Paraná. Ao utilizar caminhões elétricos, a empresa evitará as emissões de 1,5 tonelada de CO2.

ArcelorMittal tornou-se a primeira produtora de aço a aderir ao PLVB

O teste foi realizado com apoio do Programa Logística Brasil Verde (PLVB) do Instituto Brasileiro de Transportes Sustentáveis ​​(IBTS). Em 2023, a ArcelorMittal tornou-se a primeira produtora de aço a aderir ao PLVB, recebendo o certificado de empresa com valores sustentáveis ​​em suas operações.

O programa reúne transportadoras, embarcadores e fornecedores de soluções com agências de apoio para tornar a logística brasileira mais sustentável.

Os veículos utilizados são convertidos de caminhões diesel para elétricos, possuem seguro homologado pelo Inmetro e atendem às normas de condução do DENATRAN, podendo sua autonomia ser adaptada às necessidades operacionais.

Essa opção foi escolhida porque o Brasil ainda não desenvolveu um veículo pesado com tração elétrica e peso de carga adequado às operações da indústria siderúrgica (capacidade máxima de reboque de 80 toneladas).

A equipe interna da empresa implementou vários procedimentos de segurança para garantir que os testes fossem realizados dentro dos padrões de segurança.

Sair da versão mobile