Início Geral Tempestade com granizo em Minas: Inmet alerta para 172 cidades em risco

Tempestade com granizo em Minas: Inmet alerta para 172 cidades em risco

Imagem: Pixabay - De acordo com o Inmet, as cidades afetadas devem enfrentar tempestade intensa, com precipitação de 20 a 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm por dia

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ‘perigo potencial’ para 172 cidades de Minas Gerais, que podem ser afetadas por tempestades com quedas de granizo até as 10h desta sexta-feira (29).

O aviso entrou em vigor a partir das 15h desta quinta-feira (28), e engloba várias regiões do estado, incluindo Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste de Minas e Oeste de Minas.

Riscos e previsões de tempestade de granizo em Minas

De acordo com o Inmet, as cidades afetadas devem enfrentar chuvas intensas, com precipitação de 20 a 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm por dia. Além disso, são esperados ventos fortes entre 40 e 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

O alerta também destaca o risco de danos moderados, como corte de energia elétrica, prejuízos em plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

Em razão dos riscos climáticos, o Inmet orienta a população a adotar algumas precauções para garantir a segurança. Entre as recomendações estão: evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

A população nessas áreas de tempestade deve permanecer atenta às condições meteorológicas e seguir as orientações do Inmet para minimizar os riscos associados às condições adversas.

Sair da versão mobile