Início Especial Presidente da Amig fala de sustentabilidade e enumera desafios das cidades mineradas

Presidente da Amig fala de sustentabilidade e enumera desafios das cidades mineradas

Foto: CM -Em entrevista exclusiva ao Cidades & Minerais, José Fernando Aparecido de Oliveira avalia questões urgentes para os municípios onde a mineração está presente; Presidente da Amig chama Reforma Tributária de "desastre"

 

O presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, concedeu uma entrevista exclusiva ao CidadeseMinerais.com.br sobre temas relacionados à mineração e ao desenvolvimento sustentável da região. Ele participou, em Belo Horizonte, do Mining Drinks Cidades & Minerais, evento que celebrou o lançamento oficial da nova marca do portal de notícias.

Prestes a completar 35 anos, a entidade que representa os municípios onde a mineração está presente prepara uma programação especial para celebrar sua fundação, no próximo ano, mas também concentra uma série de preocupações sobre o futuro das cidades que abrigam a indústria mineral.

Presidente da Amig chama Reforma Tributária de “desastre”

Na entrevista concedida a Marcelo Eleto, o presidente da Amig falou de temas sensíveis aos municípios que abrigam a indústria mineral, como os impactos da Reforma Tributária – a qual classifica como “desastre” para os municípios minerados –, a dependência das cidades em relação à exploração mineral, o desafio da sustentabilidade na indústria, entre outros temas.

José Fernando comentou também a iminente chegada da Vale a Conceição do Mato Dentro, ao adquirir 15% de participação no empreendimento Minas-Rio da Anglo American, para exploração do potencial minerário na Serra da Serpentina, na zona rural do município.

A entrevista na íntegra você pode conferir em nosso canal no Youtube.

Sair da versão mobile