O governo do estado, por meio da Comissão de Orçamento e Finanças (Confin), autorizou novo concurso público para Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para preencher 255 vagas.
Serão 54 cargos de chefe de polícia, 165 cargos de investigador de polícia, 26 cargos de especialista criminal e 10 cargos de legista.
Governo abre concurso público para Polícia Civil mesmo sobre Plano de Recuperação Económica
É importante sublinhar que apesar de autorizado o concurso público para Polícia Civil, o estado se encontra sob o regime previsto no Plano de Recuperação Económica (RRF) por estar conjugado com o mandato judicial.
A autorização confirma que o RRF não proíbe o governo de realizar novos concursos e nomear servidores. A autorização da competição foi possível devido ao compromisso do governo mineiro com uma gestão fiscalmente responsável, permitindo o equilíbrio financeiro em conformidade com o RRF.
Uma vez autorizado o concurso público para Polícia Civil, o próximo passo será a contratação de uma empresa para sediar a competição, em coordenação com a Academia de Polícia Civil.
A previsão é que o edital do concurso seja divulgado no primeiro semestre de 2024.
Os novos policiais civis aumentarão o quadro de funcionários da agência em todo o estado para aprimorar de forma eficiente e eficaz as investigações criminais em benefício dos mineiros.