Três novas empresas vão ocupar espaços cedidos pela prefeitura de João Monlevade, após participarem de processos licitatórios. A formalização do acordo foi feita pelo nesta quarta-feira (30), com a assinatura dos contratos de concessão de direito real de uso de terrenos públicos no Distrito Industrial pelo prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e por representantes das empresas.
De acordo com a Prefeitura, a realização do processo licitatório cumpriu uma exigência do Ministério Público, já que desde 2009 não havia um procedimento transparente e regulamentado para o uso dessas áreas. Além do prefeito, assinaram o documento os empresários João Batista Morais, da Expresso Morais, Renato Magno de Araújo Silva, da Minas Regenera Ltda, Fabrício Rubens da Mata Januário e Polyanna Tais de Morais Vasconcelos, representantes da Jaime e Filhos Transporte.
Durante a assinatura, o prefeito esclareceu que a formalização das concessões visa impulsionar a economia local e promover novas oportunidades de emprego para a população: “Esse processo transparente, feito por meio de licitação, é um marco para nossa cidade, que agora conta com um Distrito Industrial cada vez mais estruturado. Nosso objetivo é oferecer infraestrutura e condições para que as empresas possam crescer e contribuir com o desenvolvimento de João Monlevade”.
“Esse é um momento estratégico para o desenvolvimento industrial da nossa cidade. Nosso compromisso é continuar investindo na infraestrutura do Distrito Industrial, tornando-o um ambiente propício para o crescimento dos negócios e a geração de empregos. Em breve, lançaremos um novo edital para ampliar ainda mais essa área de oportunidades,” complementa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Thiago Henrique dos Santos, também presente na reunião.
Geração de negócios
As empresas contempladas têm até seis meses para iniciar suas atividades no local, incluindo obter licenciamentos necessários. Os empresários acreditam que a ampliação do Distrito Industrial permitirá que a cidade amplie a geração de negócios, impulsionando também a geração de empregos no município siderúrgico do Médio Piracicaba.
“Hoje estou em um espaço pequeno, sem condições de ampliação. Com esse espaço maior, poderei alavancar meus negócios”, explicou João Batista Morais.
Renato Magno diz que a nova área representa um “potencializador” de investimentos, permitindo que recursos que seriam destinados à compra do terreno sejam utilizados para melhorias na infraestrutura e na geração de empregos. “Esperamos que o Poder Público continue colaborando na melhoria da infraestrutura do distrito”, afirma.
Já Fabrício Rubens enfatiza que a concessão da área ajudará a reduzir o fluxo de veículos pesados na cidade, pois a sua empresa irá montar um centro de distribuição no Distrito Industrial. “Vamos minimizar a movimentação nas avenidas e possibilitar a entrega de mercadorias em horários alternativos, assim que nossa estrutura na nova área estiver pronta”, revela.
O Distrito Industrial de João Monlevade
Hoje, o Distrito abriga cinco empresas nos setores de pré-moldados, móveis tubulares, caldeiraria, beneficiamento de resíduos industriais e calhas. A administração municipal calcula ter investido mais de R$ 1milhão em infraestrutura para o local, com o objetivo de revitalizar o espaço e otimizar o acesso, na tentativa de atrair novas empresas e ampliar as áreas de instalação.
Outra inciativa importante, segundo a prefeitura, foi a regularização de terrenos ocupados pelas empresas já estabelecidas, o que permite que os recursos oriundos da venda dos lotes sejam reinvestidos diretamente na infraestrutura local.
“Outro ponto relevante é o papel da Comissão do Distrito, instituída por lei e composta por servidores municipais e membros da sociedade civil. Responsável por avaliar os projetos na fase de licitação, a comissão será consultada para definir o uso das áreas ainda disponíveis, além de contribuir para a elaboração do próximo edital, a ser publicado em breve”, esclarece a Prefeitura de João Monlevade.
Ainda de acordo com a administração municipal, a reinjeção de recursos no próprio Distrito deverá contribuir para a atração de novas empresas e fortalecer a economia local, consolidando um espaço estratégico para desenvolver o município.