A mineira Ana Sanches assumiu oficialmente a presidência da Anglo American no Brasil. Ela ocupava a posição de Diretora Financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da companhia, em Londres. Desde essa terça-feira (5), ela é responsável por comandar os negócios de minério de ferro (Minas-Rio), em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e de níquel (Codemin e Barro Alto), em Goiás.
A executiva havia retornado ao Brasil no início de novembro, cumprindo o plano de transição da empresa junto ao executivo Wilfred Bruijn, para ser a primeira mulher a presidir a companhia. Ana Sanches trabalha na Anglo American há 11 anos sendo nove deles na área financeira, no Brasil, e os últimos dois anos e meio na Inglaterra.
“Seguiremos focados rumo a uma transformação do setor mineral, em busca de processos operacionais ainda mais eficazes, inovadores e seguros. Esperamos ser cada vez melhores nas relações com as comunidades e ainda mais responsáveis com a preservação ambiental, sempre pautados por nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, diz a executiva.
A trajetória de Ana Sanches
A nova presidente da Anglo American é graduada em Economia pela UFMG e Ciências Contábeis pela Fumec. Ela também tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.
Ela acumula 26 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Ingressou na Anglo American em 2012, durante a implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021, foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil.
Em 2018, foi nomeada como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do Ibef-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o papel de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo.
Wilfred Brujin se despede com prêmio
Antecessor de Ana Sanches na presidência da Anglo American, o carismático Wilfred Bruijn, conhecido como Bill no meio empresarial, foi um dos destaques da premiação do Amcham Awards 2023. Ele foi eleito recentemente o CEO do ano no prêmio promovido pela promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil de Belo Horizonte (Amcham BH).
Bill era CEO da Anglo American no Brasil desde 2019 e tem mais de 30 anos de experiência na indústria da mineração. Ele optou por deixar a empresa em busca de um novo ciclo profissional.
O executivo comemorou a vitória no prêmio promovido pela Amcham BH e disse que o reconhecimento condecora toda sua a trajetória no setor. Saiba mais.