Início Cultura & Entretenimento Erivelton Braz lança romance histórico sobre Jean de Monlevade

Erivelton Braz lança romance histórico sobre Jean de Monlevade

A obra propõe uma viagem no tempo e acompanha a vida do personagem desde a sua chegada ao país, em 14 de maio de 1817.

O professor, jornalista e escritor Erivelton Braz apresenta ao público seu livro, “Nas Terras Pesadas de Metais e Espantos”, um romance histórico que reconstrói, em tom literário e envolvente, a trajetória do francês pioneiro, Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade. Ele é considerado o último desbravador europeu a chegar ao Brasil no século XIX e que lançou as bases do que mais tarde se tornaria a cidade de João Monlevade.

A obra propõe uma viagem no tempo e acompanha a vida do personagem desde a sua chegada ao país, em 14 de maio de 1817. O livro, fruto de extensa pesquisa documental e bibliográfica, reconta aspectos da vida de Jean Monlevade, sua formação na França, até seu interesse para viajar ao Brasil.

O livro traz a visão de Jean Monlevade sobre o Brasil colônia e trata de sua travessia do Rio até Minas. Além disso, narra de forma romanceada a vida pessoal e os vários negócios desenvolvidos por Monlevade, como a edificação de sua famosa fábrica de ferro, uma das mais importantes do século XIX, até a sua morte, em 14 de dezembro de 1872.

Mesclando fatos históricos e elementos de ficção, o livro revela não apenas o pioneirismo industrial de Jean de Monlevade, mas também o olhar de um europeu diante das riquezas, contrastes e desafios da sociedade brasileira da época. “Este livro nasceu em 2008 e, após muitas idas e vindas, agora se torna, enfim, realidade impressa”, escreve o autor em sua nota introdutória. Erivelton Braz relembra que a proposta inicial surgiu de uma conversa com o jornalista Márcio Passos, que o incentivou a narrar, de forma romanceada, a história do francês que deu origem à cidade. A primeira versão do projeto pretendia ser lançada em 2017, ano do bicentenário da chegada de Jean de Monlevade ao Brasil, mas só agora, graças ao incentivo da Lei Paulo Gustavo Estadual, Governo de Minas, Minsitério da Cultura e Governo Federal, a obra pôde ganhar forma.

Nesta edição reescrita e atualizada, Erivelton Braz inclui novos fatos e personagens descobertos ao longo de mais de uma década de pesquisa. Entre eles, um capítulo fundamental e antes silenciado: os nomes dos homens e mulheres escravizados que trabalharam nas Fazendas de Monlevade e que foram essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos do francês. Essas informações vieram à tona graças à pesquisa da historiadora Martha Rebelatto, cuja tese de doutorado, defendida em 2012 na UFMG, revelou documentos que resgatam essa memória até então invisível. A tese foi uma veio a público após pesquisa do jornalista Wir Caetano, originando ao projeto “Alátúnṣe (pronuncia-se “alatunxé”), iniciativa que traz os nomes de escravizados do engenheiro Jean Monlevade para a Praça do Povo.

Lançamento

O lançamento de Nas terras pesadas de metais e espantos acontece no dia 1º de outubro, às 18h30, na Câmara Municipal de João Monlevade, em um encontro que celebra história, literatura e memória. Na ocaisão, o autor falará do livro, seu processo criativo e dará autógrafos.

Graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo Estadual, a edição impressa terá uma contrapartida especial: exemplares serão doados para escolas e biblioteca pública de João Monlevade, ampliando o acesso à obra e garantindo que estudantes e leitores de todas as idades possam conhecer, por meio da ficção, a trajetória do francês e os primórdios da cidade que leva seu nome.

Com uma narrativa que combina rigor histórico e liberdade criativa, Nas terras pesadas de metais e espantos é um convite para que leitores se aventurem pelas terras de ferro, histórias e imaginação, refletindo sobre o legado que moldou não apenas João Monlevade, mas também parte da história do Brasil.

Sobre o autor

Erivelton Braz é monlevadense, professor, jornalista e escritor. É graduado em Letras, com Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura. É editor so Jornal A Noticia e do Rotha Cultural. É autor dos livros: “Entre Linhas: Crônicas, Histórias e Memórias de João Monlevade”; “Movido Por Amor” – Biografia de Raimundo Motta Moreira; do infantil “Ringo, o Cachorro Amado” e do romance histórico “Nas Terras Pesadas de Metais e Espantos”.

Sair da versão mobile