Início Cultura & Entretenimento Encontro Regional em São João del-Rei reúne cultura e turismo de cidades...

Encontro Regional em São João del-Rei reúne cultura e turismo de cidades históricas de Minas entre 22 e 23 de maio

Imagem: Divulgação - A programação do evento inclui uma série de palestras, oficinas, debates e dinâmicas voltadas para a formação de gestores públicos, especialmente das áreas de cultura, turismo, planejamento urbano e prestação de contas das cidades históricas

Com o objetivo de intensificar a aproximação com os gestores locais e oferecer capacitação técnica focada na valorização do patrimônio e na promoção do turismo, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais realizará seu primeiro Encontro Regional de 2025 nos dias 22 e 23 de maio, em São João del-Rei. A cidade, que se destaca como uma das principais referências culturais do Estado, recebe o evento com apoio das gestões municipais de Prados e Tiradentes.

A iniciativa visa promover o intercâmbio de boas práticas entre os 36 municípios que compõem a associação — responsáveis por mais da metade dos bens tombados no Brasil — e ampliar o diálogo sobre políticas públicas voltadas à preservação e desenvolvimento sustentável.

Oficinas, painéis e novos associados fortalecem a rede histórica das cidades mineiras

Encontro Regional em São João del-Rei reúne cultura e turismo de cidades históricas de Minas entre 22 e 23 de maio
Imagem: Divulgação – Encontro Regional em São João del-Rei reúne cultura e turismo de cidades históricas de Minas entre 22 e 23 de maio

A programação do evento inclui uma série de palestras, oficinas, debates e dinâmicas voltadas para a formação de gestores públicos, especialmente das áreas de cultura, turismo, planejamento urbano e prestação de contas. Um dos destaques será a tradicional oficina de sineiros, que preserva um ofício secular e reconhecido como bem imaterial em São João del-Rei.

Outro ponto alto será a formalização da adesão de seis novos municípios à Associação das Cidades Históricas: Couto de Magalhães de Minas, Datas, Piranga, Grão Mogol, Nova Lima e Raposos. Com isso, a entidade amplia ainda mais sua atuação no Estado, conectando diferentes regiões com um propósito comum: manter viva a memória histórica mineira enquanto impulsiona o desenvolvimento local por meio da cultura.

Durante os dois dias de evento, serão debatidas temáticas como leis de incentivo, ICMS Cultural, turismo de base comunitária, acessibilidade e os desafios contemporâneos da gestão patrimonial. As inscrições são gratuitas e o encontro será sediado na Rotunda de São João del-Rei.

Programação Encontro Regional em São João del-Rei

Quinta-feira │ 22 de maio

Horário Atividade Palestrante(s) / Debatedor(es)
08h00 Recepção e credenciamento – café de boas-vindas
09h00 Sessão de abertura Angelo Oswaldo (Presidente da ACH-MG) • Aurélio Suenes (Prefeito de São João del-Rei)
09h30 Palestra-magna: Gestão Pública Transformadora – Cultura e Turismo como Motores de Desenvolvimento Anderson Cabido (Prefeito de Congonhas) • Debate: José Antônio (Prefeito de Tiradentes)
11h00 As Cidades Históricas no Palácio das Artes e o Palácio nas Cidades – Desafios da Gestão Cultural e Oportunidades de Negócios Sérgio Rodrigo Reis (Presidente, Fundação Clóvis Salgado) • Debate: Eduardo Nascimento (Vice-Prefeito de Prados)
12h30 Intervalo para almoço (livre)
14h00 Criatividade e Projetos Culturais no Fomento ao Turismo Wirley Reis (Presidente da FAOP, ex-prefeito de Itapecerica, Presidente Emérito da ACH-MG) • Debate: Debate: Caio Andrade (secretário de Cultura e Turismo de SJDR)
15h30 Leis, Licitações e Prestação de Contas – Entraves e Soluções para a Gestão Municipal Mariana Nominato Silva (Adm. & Ciências Contábeis) • Gleicielly Jeane Silva e Pinto (Gestão Pública & Controle) •

Debate: Flávio Malta (Secretário de Turismo de Ouro Preto)

17h30 Assembleia Geral da ACHMG (evento restrito a municípios associados)

Sexta-feira │ 23 de maio

Horário Atividade Palestrante(s) / Debatedor(es)
 

 

08h30

 

 

Café da manhã

9h

 

 

 

 

 

10h30

Dinâmicas de Compatibilização entre a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Edificado e o Planejamento Urbano Contemporâneo: Estudo Aplicado em Paracatu

 

 

ICMS Cultural – Pontuação Eficiente e Boas Práticas

Igor Santos, prefeito de Paracatu

Alberis Mafra (Secretário de Cultura e Patrimônio, Diamantina)

 

 

 

Equipe técnica do IEPHA/MG • Luís Molinari – Diretor de Promoção Debate: Alexandre Mota (Secretário de Cultura e Turismo, Santa Bárbara)

12h30 Intervalo para almoço
14h Por um Desenvolvimento Sustentável nas Cidades Históricas Prof. Paulo Vieira (UFOP) • Debate: Ana Cristina Lima Silva (Secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Baependi)
16h30 Oficina de Sineiros – preservação e salvaguarda do toque de sinos Mestre de Sinos de São João del-Rei


Informações

Sair da versão mobile