O Coral Cidade dos Profetas, que é da cidade de Congonhas e têm 35 anos de história, em parceria por meio do projeto Colonial Inédito traz um rico repertório da música antiga de Minas Gerais para a cidade de Itabira, em um conserto gratuito no próximo dia 3 de dezembro, às 18h, na Catedral Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
O grupo de Congonhas tem 30 anos de história e ao longo do tempo dedicou-se ao estudo de manuscritos datados dos séculos XVII, XVIII e XIX, que fazem parte do acervo de Francisco Solano Aniceto, mais conhecido como Chico Aniceto, atualmente sob curadoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
O grupo também teve acesso a peças que pertencem ao Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O resultado do trabalho de pesquisa deu origem à série de concertos, sob a regência do maestro José Herculano Amâncio, com composições raras desse conjunto, como “Ofício para Quarta-feira de Trevas”, de Lobo de Mesquita, e “Missa de Suassuhy”, de autoria desconhecida.
Como parte do projeto Colonial Inédito, o Coral Cidade dos Profetas também promoveu uma série de oficinas e ensaios para que esse patrimônio imaterial de Minas Gerais voltasse a ser tocado e apreciado.
Fotos: Guto Muniz
Conheça o Coral Cidade dos Profetas
Especializado na interpretação de música sacra antiga e com três CDs gravados – “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “CD em Louvor à Virgem Maria”, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, há mais de 30 anos de atuação, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país.
Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do interior de Minas como Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.
Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.
Serviço: Projeto Colonial Inédito 2023 em Itabira
Temporada Projeto Colonial Inédito 2023
Data: Domingo, 3 de dezembro – Gratuito
Horário: 18h
Local: Catedral Matriz de Nossa Senhora do Rosário — Praça Monsenhor Felicíssimo, 24, bairro Centro, Itabira/MG
Informações: https://www.instagram.com/coralcidadedosprofetas/
Modificado em 03/12/2023, às 11h17